As funcionalidades do
jogar: transformar problemas, analisar
ações, menor independência, maior interação, buscar soluções, melhorar
estratégias.
Tipos de jogos:
Jogos de
Exercício
A
principal característica da ação exercida pela criança no período sensório
motor é a satisfação de suas necessidades. Piaget observou as condutas das
crianças pequenas e delas depreendeu que havia um objetivo na repetição
incessante das mesmas ações: divertir e servir como instrumento de realização
de um prazer em fazer funcionar, exercitar estruturas já aprendidas. Este tipo
de brincadeira dá à criança um sentimento de eficácia e poder.
O jogo de
exercício é definido por ele com característico desta fase sensório-motora.
Entretanto, o ser humano não deixa de jogá-lo só porque cresce e se torna
adulto. A cada nova aprendizagem ele volta a utilizar jogos de exercícios,
necessários à formação de esquemas de ação úteis ao seu desempenho, pois o jogo
de exercício não objetiva a aprendizagem em si, mas a formação de esquemas de
ação, de condutas, de automatismo. Por isso, jogá-lo só é necessário para este
fim, pois fica cansativa e enfadonha a repetição de ações já interiorizadas.
Jogos
Simbólicos
Este tipo
de jogo predomina dos 2 aos 7 anos de idade, ou seja, no período pré-operatório
de pensamento.
No jogo
simbólico a criança já é capaz de encontrar o mesmo prazer que tinha
anteriormente lidando agora com símbolos. É a época do "faz de
conta", da representação, do teatro, das histórias, nas quais uma coisa
simboliza outra: um pedaço de pau "vira" cavalo; vestir uma capa
transforma em super-homem; representar o papel de mãe ao brincar de bonecas,
dentre outros exemplos.
Os jogos
simbólicos têm as seguintes características:
- Liberdade total de regras (a não ser aquelas criadas pela própria criança);
- Desenvolvimento da imaginação e da fantasia;
- Ausência de objetivo ( brincar pelo prazer de brincar);
- Ausência de uma lógica da realidade;
- Assimilação da realidade ao "eu" (a criança adapta a realidade a seus desejos. EX: se presencia uma briga entre os pais, vai brincar de casinha e resolve o conflito por meio dos bonecos.
A criança
é capaz deste jogo porque já estruturou sua função simbólica, ou seja, já
produz imagens mentais, já domina a linguagem falada, que lhe possibilita usar
símbolos para substituir os objetos. Quando joga jogos simbólicos ela tem a
possibilidade de vivenciar aspectos da realidade muitas vezes difíceis de
elaborar : a vinda de um irmãozinho, a perda de um genitor, a mudança da
escola...Pode lidar com as situações desejantes ( ser um super-homem), penosas
( separação dos pais ), com situações do passado, enfrentar problemas do
presente e antecipar conseqüências de ações no futuro.
Jogo de
regras
Os jogos
de regras são o coroamento da experimentação da criança com as transformações a
que ela chegou quando atingiu a reversibilidade de pensamento operatório
concreto. Neles existe o prazer do exercício, o lúdico do simbolismo, a alegria
do domínio de categorias espaciais e temporais, os limites que as regras
determinam a socialização de condutas que caracteriza a vida adulta.
Os jogos
de regras são segundo Piaget, "a atividade lúdica do ser
socializado".
Um jogo
de regras pressupõe uma situação problema, uma competição por sua resolução e
uma premiação advinda desta resolução. As regras orientam as ações dos
competidores, estabelecem seus limites de ação, dispõem sobre as penalidades e
recompensas. Elas são as "leis" do jogo .
Ao jogar
jogos de regras as crianças assimilam a necessidade de cumprimento das leis da
sociedade e das leis morais da vida.
Para ser
enquadrado como um jogo de regras são necessárias as seguintes características:
- Que haja um objetivo claro a ser alcançado;
- Que existam regras dispondo sobre este objetivo;
- Que existam intenções opostas dos competidores;
- Que haja a possibilidade de cada competidor levantar estratégias de ação;
Os jogos
de regras são necessários para que as convenções sociais e os valores morais de
uma cultura sejam transmitidos a seus membros.
O jogo
provoca um conflito interno, a necessidade de buscar uma saída, e desse
conflito o pensamento sai enriquecido, reestruturado e apto a lidar com novas
transformações.
Amiga,esses jogos são maravilhosos.
ResponderExcluirEu tenho os alunos adoram e tem uma apredizagem significativa.Ótimo final de semana.Sucesso cada vez mais.Bjs.
sÃO SIM ATUALMENTE ESTOU TRABALHANDO NESTE PROJETO E BONS FRUTOS JÁ ESTAMOS COLHENDO, ABRAÇO!
ResponderExcluiresse jogos sao otimos, ja sugiram um montao de ideis, obrigado.
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