Os jogos no processo
educativo para atendimento aos alunos com transtornos de aprendizagem.
Os jogos são
exercícios de comunicação que o sujeito usa para vivenciar momentos da
vida cotidiana, além de grande
contribuição com o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.
No contexto educacional os jogos pode ser importante
ferramenta didática permitindo ao professor trabalhar diferentes conteúdos de
forma lúdica, motivando o educando a
interagir com prazer na construção do conhecimento. Possibilitando a
conhecer suas habilidades, superar limites, desenvolver valores e respeitar as
individualidades suas e dos outros.
Segundo Jorge Visca, “ Os jogos podem ser classificados em
LÓGICOS, AFETIVOS E SOCIAIS”.O primeiro desenvolve o raciocínio, o segundo estimulam a emoção e o terceiro auxiliam
na aquisição de condutas próprias do
meio.
JOGOS LÓGICOS:
OBJETIVOS: Permitem o exercício da correspondência termo a
termo, figurativo e numeral, a classificação, a seriação e a compensação.
Dominós;
Cartas de baralhos;
JOGOS AFETIVOS e SOCIAIS:
OBJETIVOS: Desenvolve
os aspectos cognitivos e sociais, a investigação, a afetividade, motricidade e
a superação. a motricidade, o controle da impulsividade, a autodescoberta, autonomia, autoestima, convívio,cooperação,capacidade
de liderar e ser liderado, a ampliação do campo visual e a percepção.
Xadrez;
Dama;
Trilha;
Jogo da velha;
Ligue 4;
Batalha Naval;
Outros..
.
“Piaget” mostra
outros jogos de grande importância , que permitem desenvolver aspectos
como a classificação e a afetividade.
Exemplos: cara a cara,
Imagem e ação, senha e lince.
FUNÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS COM OS JOGOS:
Os jogos além de
oferecer caráter lúdico, a possibilidade de aproximação do mundo real ao mundo imaginário, de capacitar o sujeito
no enfrentamento de situaçãoes-problema e de desenvolver várias funções
importantes para aquisição de conteúdos sistemáticos importantes para a
construção do conhecimento e o sucesso do educando.
SUGESTÕES DE ATITUDES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS PELO
EDUCADOR PARA TRABALHAR COM OS JOGOS:
Participe do jogo, caso seja requisitado;
Fique atento ao limite de cada um: a motivação deve
prevalecer sempre;
A crítica deve ser usada para encorajar;
Use os jogos como recursos importantes, de forma a intervir
no processo de aprendizagem;
Planejem e organize-se para usar os jogos;
Desenvolva sua capacidade de observar de maneira objetiva,
sem antecipações e pré- conceitos;
Mostre prazer e motive seus alunos a participar dos jogos;
Seja claro nas explicações e tenha paciência com o tempo do
seu aluno;
Proporcione oportunidades diversas, trabalhe com o
desenvolvimento de diferentes habilidades;
Oportunize a participação de todos os envolvidos;
Encoraje a espontaneidade, a iniciativa e reduza as
dificuldades quando necessário;
Motive, crie vínculos sadios, respeite os limites e esteja disponível;
Conheça e compreenda
a forma de aprender e pensar do educando;
Ofereça jogos prontos e crie com seus alunos;
Após o jogo, realizar atividades complementares;
Criar variações de jogos, inventando desafios;
Mediar soluções e verbalizações das crianças durante o jogo;
“Ensinar e aprender devem ser processos indissociáveis e complementares, em que o
desejo e o prazer sejam molas mestras para aquisição de conhecimento”.
PIAGET, J.
(1946). A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 19 las?
Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.
VISCA,
Jorge. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia Convergente. Porto Alegre, Artes
Médicas, 1987.
OLIVEIRA, Mari Ângela
Calderari
Psicopedagogia;
a instituição educacional em foco/ Curitiba: Ibepex, 2009.
GRACILENE VASCONCELOS
muito interessante as atividades, gostei
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