Caixa de areia com miniaturas na intervenção psicopedagógica.
A intervenção psicopedagógica tem por objetivo encontrar
caminhos que permita a superação das dificuldades de aprendizagem, esses
caminhos devem ser percorridos de forma que provoque no indivíduo o prazer de
aprender a aprender.
Alicerçados na “Epistemologia Convergente de Jorge Visca” o objetivo mobiliza o aprendiz a utilizar processos meta-cognitivos que
propiciarão transformações no processo
aprendizagem.
A caixa de areia com
miniaturas pode ser usada como
ferramenta para diagnosticar como também
na intervenção permitindo ao aprendiz construir o mundo imaginário e em correlação com o seu mundo real
apresentar diferentes contextos observáveis aos olhos do psicopedagogo que deve ser nesse momento um observador
acompanhando um pouco afastado e registrando as ações vivenciadas pelo aprendiz, intervindo apenas
quando solicitado e essa deve ser o mais
sucinta possível.
As intervenções de
pesquisa deve ocorrer ao termino da construção da cena, que deve ser de domínio
cognitivo, afetivo e funcional e concluindo com
a construção de uma história que
tem o psicopedagogo como escriba.
E uma técnica que utiliza caixa de areia e miniaturas de objetos, animais, seres diversos, pessoas, transportes, entre outros com os quais permite ao aprendiz criar e recriar histórias em diferentes cenários.Posso concluir que a caixa de areia e miniaturas é um rico material
para intervenção ao aluno com dificuldades de aprendizagem, e também ajuda acalmar e enriquecer o cabedal teórico do aprendiz,
proporcionado prazer
de aprender através do lúdico.
Gracilene Vasconcelos
REFERÊNCIAS:
BARBOSA,
Laura monte Serrat, Intervenção Psicopedagógica, no espaço da clinica, editora
IBPEX, Curitiba, 2010
Muito interessante! com materiais baratos organizamos um rico material na sala de aula.
ResponderExcluirContinue postando.
Eita Gra te achei aqui tbm, claro esse espaço é seu. Adorei as dicas flor, parabenssssss
ResponderExcluir