O Sandplay-Jogo de areia “não é apenas um método de terapia, mas um meio criativo através do qual o conteúdo da imaginação se torna real e visível. Além disso, proporciona ao terapeuta uma oportunidade única de observar os processos de desenvolvimento e de cura”, afirma sua criadora Dora M. Kalff.
A definição de “Sandplay” apresentada por Dr. Martin Kalff, membro fundador da “International Society for Sandplay Therapy” (www.isst-society.com) é a seguinte: “É um método terapêutico desenvolvido por Dora M. Kalff, em Zollikon, Suíça, baseado nos conceitos psicológicos de C.G.Jung. O Sandplay-Jogo de areia é uma forma criativa de terapia que utiliza a imaginação, “a Imaginatio é um extrato concentrado de forças vivas do corpo e da alma” (C.G.Jung, Vol.XII, § 394). É caracterizado pelo uso da areia, água e miniaturas, na criação de imagens dentro do ‘espaço livre e protegido’ do relacionamento terapêutico, e da caixa de areia. A série de imagens fotografadas do Sandplay-Jogo de areia cria um contínuo diálogo entre aspectos conscientes e inconscientes da psique do cliente, o qual ativa o processo de cura e o desenvolvimento da personalidade. Este método terapêutico pode ser aplicado com sucesso no trabalho individual com adultos e crianças”.
O Sandplay-Jogo de areia é um processo transformador. É um método projetivo que prescinde do verbal. Sua prática consiste em construir cenários em uma caixa de areia, seca ou úmida, da forma que desejar, moldando a areia ou utilizando miniaturas. As cenas simbolizam o estado psíquico. Durante o processo psicoterapêutico com o Sandplay-Jogo de areia, observamos que as partes desconhecidas e não aceitas do indivíduo são vistas objetivamente e reconhecidas como pertencendo a ele. A caixa e o setting terapêutico tornam-se a área limítrofe onde os opostos podem se confrontar e onde os conflitos podem ser resolvidos antes de serem levados para o mundo real. O trabalho na caixa de areia pode permitir a expressão de conteúdos inconscientes, de modo a que eles não mais busquem se manifestar de forma literal em nossas vidas. Desta forma, o Jogo de areia é uma ferramenta de valor inestimável da psicologia analítica.
HOJE CRIEI COM MINHA NETINHA DE DOIS ANOS ESSE CENÁRIO, FOI UM MOMENTO RICO E NO FINAL ESTAVAMOS CALMINHAS... BELO TRABALHO PARA ACALMAR! ESTAVAMOS APENAS USANDO DE FORMA LÚDICA E COM OS RECURSOS QUE ESTAVAM DISPONIVEIS NO MOMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário