Prova de quantificação da inclusão de classes
A) Descrição do material
1. Ramo com: 10 margaridas e 3 rosas vermelhas
B) Execução
O avaliador faz com que a criança nomeie as flores e assegura-se de que
conhece o termo genérico – flores: “As margaridas são flores?” “As
rosas são flores?” “Você conhece outras flores? Quais?”
O avaliador era formulando as seguintes perguntas e anotando as respostas da criança.
1. Neste ramo há mais margaridas ou mais flores? Depois da resposta da
criança pergunta-se: “Como você sabe? Se a criança responde “rosas” (ou
de rosas), pede-se à ela que repita a pergunta que foi formulada, em
caso de erro, o avaliador repete a pergunta.
2. Existem duas
crianças que querem fazer ramos. Uma faz um ramo com margaridas e me dá o
ramo; a outra faz um ramo com flores. Qual o ramo que é maior?
3. Se eu te dou as margaridas, o que sobra no meu ramo?
4. Se eu te dou as flores, o que sobra no meu ramo?
5. Eu vou fazer um ramo com todas as margaridas e você vai fazer um
ramo com todas as flores. Quem terá o ramo maior? Como você sabe?
C) Avaliação
Resposta de nível 1 – ausência da quantificação da inclusão, 5/6 anos. A
criança se mostra incapaz de comparar o número e elementos de uma
sub-classe com o de uma classe mais geral em que está incluída, procede
sistematicamente à comparação das duas sub-classes e responde, então,
que há mais margaridas do que flores. Quando se faz a pergunta: “mais
margaridas do que o quê?”, geralmente responde: “Mais margaridas do que
rosas. Neste nível as perguntas que recaem sobre a subtração das
sub-classes dão lugar, às vezes, a fracassos. (perguntas 3 e 4)
Resposta de nível 2 – condutas intermediárias: se observam poucas
condutas intermediárias. Notam-se por parte da criança na pergunta: há
mais margaridas ou mais flores? A criança, às vezes, responde: “é o
mesmo”, justificando esta resposta com o argumento: “as margaridas
também são flores!” Neste nível o avaliador contesta bem as perguntas 3 e
4.
Resposta de nível 3 – solução da inclusão
quantificava, a partir de 7/8 anos. Todas as perguntas recebem repostas
corretas, ainda que, às vezes, se observem dúvidas é estranheza no
primeiro enunciado da pergunta 1.
*******AS FLORES FIZ COM EVA*******
Prova de quantificação da inclusão de classes
A) Descrição do material
1. Ramo com: 10 margaridas e 3 rosas vermelhas
B) Execução
O avaliador faz com que a criança nomeie as flores e assegura-se de que conhece o termo genérico – flores: “As margaridas são flores?” “As rosas são flores?” “Você conhece outras flores? Quais?”
O avaliador era formulando as seguintes perguntas e anotando as respostas da criança.
1. Neste ramo há mais margaridas ou mais flores? Depois da resposta da criança pergunta-se: “Como você sabe? Se a criança responde “rosas” (ou de rosas), pede-se à ela que repita a pergunta que foi formulada, em caso de erro, o avaliador repete a pergunta.
2. Existem duas crianças que querem fazer ramos. Uma faz um ramo com margaridas e me dá o ramo; a outra faz um ramo com flores. Qual o ramo que é maior?
3. Se eu te dou as margaridas, o que sobra no meu ramo?
4. Se eu te dou as flores, o que sobra no meu ramo?
5. Eu vou fazer um ramo com todas as margaridas e você vai fazer um ramo com todas as flores. Quem terá o ramo maior? Como você sabe?
C) Avaliação
Resposta de nível 1 – ausência da quantificação da inclusão, 5/6 anos. A criança se mostra incapaz de comparar o número e elementos de uma sub-classe com o de uma classe mais geral em que está incluída, procede sistematicamente à comparação das duas sub-classes e responde, então, que há mais margaridas do que flores. Quando se faz a pergunta: “mais margaridas do que o quê?”, geralmente responde: “Mais margaridas do que rosas. Neste nível as perguntas que recaem sobre a subtração das sub-classes dão lugar, às vezes, a fracassos. (perguntas 3 e 4)
Resposta de nível 2 – condutas intermediárias: se observam poucas condutas intermediárias. Notam-se por parte da criança na pergunta: há mais margaridas ou mais flores? A criança, às vezes, responde: “é o mesmo”, justificando esta resposta com o argumento: “as margaridas também são flores!” Neste nível o avaliador contesta bem as perguntas 3 e 4.
Resposta de nível 3 – solução da inclusão quantificava, a partir de 7/8 anos. Todas as perguntas recebem repostas corretas, ainda que, às vezes, se observem dúvidas é estranheza no primeiro enunciado da pergunta 1.
*******AS FLORES FIZ COM EVA*******
B) Execução
O avaliador faz com que a criança nomeie as flores e assegura-se de que conhece o termo genérico – flores: “As margaridas são flores?” “As rosas são flores?” “Você conhece outras flores? Quais?”
O avaliador era formulando as seguintes perguntas e anotando as respostas da criança.
1. Neste ramo há mais margaridas ou mais flores? Depois da resposta da criança pergunta-se: “Como você sabe? Se a criança responde “rosas” (ou de rosas), pede-se à ela que repita a pergunta que foi formulada, em caso de erro, o avaliador repete a pergunta.
2. Existem duas crianças que querem fazer ramos. Uma faz um ramo com margaridas e me dá o ramo; a outra faz um ramo com flores. Qual o ramo que é maior?
3. Se eu te dou as margaridas, o que sobra no meu ramo?
4. Se eu te dou as flores, o que sobra no meu ramo?
5. Eu vou fazer um ramo com todas as margaridas e você vai fazer um ramo com todas as flores. Quem terá o ramo maior? Como você sabe?
C) Avaliação
Resposta de nível 1 – ausência da quantificação da inclusão, 5/6 anos. A criança se mostra incapaz de comparar o número e elementos de uma sub-classe com o de uma classe mais geral em que está incluída, procede sistematicamente à comparação das duas sub-classes e responde, então, que há mais margaridas do que flores. Quando se faz a pergunta: “mais margaridas do que o quê?”, geralmente responde: “Mais margaridas do que rosas. Neste nível as perguntas que recaem sobre a subtração das sub-classes dão lugar, às vezes, a fracassos. (perguntas 3 e 4)
Resposta de nível 2 – condutas intermediárias: se observam poucas condutas intermediárias. Notam-se por parte da criança na pergunta: há mais margaridas ou mais flores? A criança, às vezes, responde: “é o mesmo”, justificando esta resposta com o argumento: “as margaridas também são flores!” Neste nível o avaliador contesta bem as perguntas 3 e 4.
Resposta de nível 3 – solução da inclusão quantificava, a partir de 7/8 anos. Todas as perguntas recebem repostas corretas, ainda que, às vezes, se observem dúvidas é estranheza no primeiro enunciado da pergunta 1.
*******AS FLORES FIZ COM EVA*******
Adorei as ideias para as provas piagetianas!Gostaria do modelo para confeccionar as flores!
ResponderExcluirbjs