A CAIXA DE AREIA E AS MINIATURAS NO ÂMBITO ESCOLAR
OBJETIVOS: Receptividades para aprendizagem abrindo um leque de possibilidades na construção do conhecimento.
BENEFÍCIOS E POSSIBILIDADES:
Autonomia relacional;
Desenvolvimento da criatividade;
Reelaboração dos conteúdos curriculares;
Ampliação dos conhecimentos escolares;
Organização do grupo; Vinculação significativa com aprendizagem;
Vinculação significativa com a aprendizagem;
Possibilidades de explorar as dimensões racional, desiderativa e funcional dos alunos.
Obs.: Ao montar um cenário em grupo, os alunos não estão fazendo terapia, apenas facilitando o jogo simbólico.
A leitura simbólica possibilita entender as necessidades dos alunos
(aprendiz), bem como buscar outros recursos de intervenções se
necessário.
OFICINA DE CAIXA DE AREIA E MINIATURAS NO ÂMBITO ESCOLAR
POR: GRACILENE VASCONCELOS
TEMA: CONFABULANDO COM AS MINIATURAS.
OBJETIVO: CONSTRUÇÃO DE CENÁRIA PRODUÇÃO DE FÁBULAS COM A CAIXA DE AREIA E AS MINIATURAS.
ATIVIDADE: Peça a seus alunos que tragam miniaturas de casa com as
quais se identificam. Organize o espaço onde vai ser trabalhado e em
círculo os alunos apresenta as miniaturas e explicando sobre a escolha e
em que se identifica. Explore as miniaturas com os alunos. Em grupo de
três ou quatro alunos construção do cenário. Fotografe e peça para o
grupo descrever a cena e contar uma fábula que pode ser verbal ou
escrita. Leitura e apresentação das produções para turma.
Hoje tive o
prazer de vivenciar esse momento rico, com uma turma de alunos do
ensino fundamental na escola da rede municipal, local que trabalho, aqui
não foi feito terapia, mas não deixar de ser um momento de observação
dos comportamentos do aprendiz em grupo. Deixo os registros.
FONTE: Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica. Editora IBPEX.
Visitem o grupo: http://www.facebook.com/groups/jogodeareiaeminiaturas/
OBJETIVOS: Receptividades para aprendizagem abrindo um leque de possibilidades na construção do conhecimento.
BENEFÍCIOS E POSSIBILIDADES:
Autonomia relacional;
Desenvolvimento da criatividade;
Reelaboração dos conteúdos curriculares;
Ampliação dos conhecimentos escolares;
Organização do grupo; Vinculação significativa com aprendizagem;
Vinculação significativa com a aprendizagem;
Possibilidades de explorar as dimensões racional, desiderativa e funcional dos alunos.
Obs.: Ao montar um cenário em grupo, os alunos não estão fazendo terapia, apenas facilitando o jogo simbólico.
A leitura simbólica possibilita entender as necessidades dos alunos (aprendiz), bem como buscar outros recursos de intervenções se necessário.
OFICINA DE CAIXA DE AREIA E MINIATURAS NO ÂMBITO ESCOLAR
POR: GRACILENE VASCONCELOS
TEMA: CONFABULANDO COM AS MINIATURAS.
OBJETIVO: CONSTRUÇÃO DE CENÁRIA PRODUÇÃO DE FÁBULAS COM A CAIXA DE AREIA E AS MINIATURAS.
ATIVIDADE: Peça a seus alunos que tragam miniaturas de casa com as quais se identificam. Organize o espaço onde vai ser trabalhado e em círculo os alunos apresenta as miniaturas e explicando sobre a escolha e em que se identifica. Explore as miniaturas com os alunos. Em grupo de três ou quatro alunos construção do cenário. Fotografe e peça para o grupo descrever a cena e contar uma fábula que pode ser verbal ou escrita. Leitura e apresentação das produções para turma.
Hoje tive o prazer de vivenciar esse momento rico, com uma turma de alunos do ensino fundamental na escola da rede municipal, local que trabalho, aqui não foi feito terapia, mas não deixar de ser um momento de observação dos comportamentos do aprendiz em grupo. Deixo os registros.
FONTE: Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica. Editora IBPEX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário