Seguidores

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

OFICINA DE CAIXA DE AREIA E MINIATURAS NO ÂMBITO ESCOLAR


OFICINA DE CAIXA DE AREIA E MINIATURAS NO ÂMBITO ESCOLAR
POR: GRACILENE VASCONCELOS
TEMA: CONFABULANDO COM  A CAIXA DE AREIA E AS MINIATURAS.
 
APRESENTAÇÃO: A caixa de areia e das miniaturas na escola tem o objetivo trabalhar diferentes aspectos que possibilitem aos alunos a construção do conhecimento de forma lúdica e neste momento os alunos não estão fazendo terapia, apenas estão descobrindo e percorrendo novas avenidas do imaginário.



OBJETIVO: Trabalha a leitura, a escrita, a criatividade, a socialização e a criatividade.

DESENVILVIMENTO:

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIA PRODUÇÃO DE FÁBULAS COM A CAIXA DE AREIA E AS MINIATURAS.

1-       Apresentação das miniaturas, explorar e reconhecer as miniaturas;

2-       Construção das cenas na caixa de areia (em dupla);

Consigna: _Vamos construir um cenário, em dupla na caixa de areia, depois vamos descrever e contar uma história com o cenário que vocês construíram.

3-       Apresentação do cenário;

4-       Construção do cenário individual;

5-       Apresentação do cenário;

6-       Desenhar o seu cenário individual, descrever e construção de uma história;

7-       Apresentação do trabalho para a turma;


Avaliação: O trabalho aqui apresentado foi realizado por mim em uma turma do terceiro ano do primeiro circulo do ensino fundamental. Os alunos estão na faixa de idade entre 8 a 10 anos. Apresenta na sua maioria uma leitura silabada poucos apresentam leitura fluente e compreendem o que leu. Quanto à escrita também foi identificado grandes dificuldades. O presente trabalho foi apresentando como uma ferramenta para através do lúdico proporcionar novas avenidas para a construção da leitura e da escrita.

O primeiro momento foi de surpresa diante do material apresentado, mas logo que foram explorando foram participando e a alegria e emoção foi visível entre todos.

_ O que é isso professora?

_ Vamos brincar?

_ O que vamos fazer?

_ A senhora pintou a areia?

Foram essas e outras perguntas realizadas diante do material.

Iniciamos explorando e reconhecendo as diferentes miniaturas.


8-CONSTRUÇÃO E DESCRIÇÃO DAS CENAS: Os nomes apresentados são fictícios, mas, as idades correspondem.


Iniciamos o trabalho em dupla:

Wrsli -13 anos (O aluno se encontra em idade defasada para a série, apresenta dificuldade na leitura e escrita e sempre muito inquieto).

Deise – 9 anos.

                  Narração como os alunos descreveram:

Construção da cena: O zoológico.




 O cachorro querendo pegar o macaco no pé de árvore.

O outro macaco sentado na pedra.

O cavalo querendo pular a cerca.

Obs: ambos participaram na construção da cena e da descrição.



Jobson- 9 anos.

Luciano-8 anos.




   Zoológico

A onça pulou do local dela e querendo pegar a vaca.

O dono da vaca chamou o policial e pegou a onça elevou para mata.

Obs: Os dois construíram a cena, porem apenas jobbsom contou a história.



Juçara- 9 anos.

Jamile- 10 anos.

Cleiciane- 8 anos.

     O sítio da vovó.

Tem muitos animais no sítio da vovó.

Ela é minha avó e minha amiga foi passear no sítio da vovó.

Obs: todas participaram na construção da cena, mas apenas a Jamile apresentou a história.



Ana- 8 anos.

Cristina- 8 anos.

     Cenário

Obs: as duas participaram da construção da cena, mas não apresentaram a cena. Permaneceram caladas.

 Alexandre_ 8 anos.

Guilherme- 9 anos.

    Uma guerra.

E uma guerra, não é uma guerra é um campo de guerra. Mas não tem guerra.

Obs: Ambos participaram da construção da cena, mas apenas uma descreveu a cena.

Kemily- 9 anos.

Alex- 9 anos.



Zoológico.

Tem muitos animais de diferentes...  Eles são grandes, e diferentes.

Obs: Apenas kemile construiu acena e descreveu. Alex apenas observando.

Daniel_ 9 anos.

Camila 9 anos.

 Uma fazenda.

Tem muitos cavalos, animais, dinossauro, onça, e outros animais.

Obs; Ambos participaram da construção da cena e da descrição.

Aline 9 anos.

Adeildo- 8 anos.



Zoológico

Obs: ambos participaram da construção da cena. Mas, apenas falaram o nome da cena.



Thais- 9 anos.

Antony- 9 anos.

Uma fazenda.

Na fazenda tem muitos animais.

Obs; ambos participaram da construção da cena, apenas Thais fez a descrição.



Alani- 9 anos.

Leonardo- 9 anos.

    Guerra

E uma guerra para salvar a floresta e os animais.

O povo estava matando os animais e derrubando as árvores então a guerra começou.

Obs: Ambos participaram em todos os momentos do trabalho. Um completava o trabalho e a falar do outro.

Angelo- 9 anos.

Erik- 8 anos.

Uma batida.

Foi uma batida com três carros.

_ Eu tenho medo pode morrer.

-Nas batidas morre gente, pode morrer muita gente.

Obs: ambos participaram na construção da cena e da descrição.

Ruan-8 anos.

Layane – 9 anos.

  A praia.

O menino esta surfando.

Eu e o bebê esta tomando banho de sol.

E meu bebê, meu filhinho rsrsrsrsr...

E uma família.

Obs: Ambos participaram da construção da cena e da história.



Gisely- 9 anos.

Marcos- 9 anos.

   Uma chácara.

Os meninos estão brincando. A menina no balanço. Eles são irmãos.

Eles gostam de brincar.

Obs: Ambos participaram da construção da cena e da descrição.

8-       Construção individual das cenas. (Foi solicitado ao termino da construção, cada um descrever e observar a cena construída).

9-       Desenhar em uma folha ofício a cena construída, descrever ou contar uma história.

10-    Apresentação dos desenhos para turma.

11-    Avaliação com a turma do trabalho:

_ Gostaram, agora quero que me apresentem o que aprenderam hoje.

_ “Aprendi que tem diferentes tipos de lagartixas”.

_” Aprendi diferentes animais, e que eu também sou animal que pensa”.

_ “Aprendi a montar uma cena, agora sei com as novelas montam cenário”.

_ “Aprendi a compartilhar”.

_” Aprendi a desenhar”.

-”Aprendi tantas coisas boas hoje professora”.





12-    AVALIAÇÃO: Foi possível observar prazer em construir as cenas, ouve participação, também foi possível observar falta de companheirismos ou companheirismo, saber dividir as miniaturas e as falas na construção das cenas e da história. Também foi observado que alguns ultrapassaram os limites das caixas de areia e do barulho, por parte de uns.  Mas, foram momentos de descontração, alegria, prazer, descobertas e construção do conhecimento.



Aqui deixo registrado que a caixa de areia e as miniaturas podem ser usadas em diferentes momentos que possibilitem a construção do conhecimento, não estava fazendo terapia ao aplicar esse trabalho, mas, proporcionar através do lúdico momento de construção do conhecimento.



Obs.: Ao montar um cenário em grupo, os alunos não estão fazendo terapia, apenas facilitando o jogo simbólico.
A leitura simbólica possibilita entender as necessidades dos alunos (aprendiz), bem como buscar outros recursos de intervenções se necessário.
FOTOS DESSE TRABALHO MARAVILHOSO.









 



Gracilene Vasconcelos

 SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, NOVEMBRO DE 2012.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário