OFICINA DE CAIXA DE AREIA E MINIATURAS NO ÂMBITO ESCOLAR
POR: GRACILENE VASCONCELOS
TEMA: CONFABULANDO COM A CAIXA DE AREIA
E AS MINIATURAS.
APRESENTAÇÃO: A caixa de
areia e das miniaturas na escola tem o objetivo trabalhar diferentes aspectos
que possibilitem aos alunos a construção do conhecimento de forma lúdica e
neste momento os alunos não estão fazendo terapia, apenas estão descobrindo e
percorrendo novas avenidas do imaginário.
OBJETIVO: Trabalha a leitura, a escrita, a criatividade, a socialização e a criatividade.
DESENVILVIMENTO:
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIA PRODUÇÃO DE FÁBULAS COM A CAIXA DE AREIA E AS MINIATURAS.
1-
Apresentação
das miniaturas, explorar e reconhecer as miniaturas;
2-
Construção
das cenas na caixa de areia (em dupla);
Consigna: _Vamos construir um cenário, em dupla na caixa de
areia, depois vamos descrever e contar uma história com o cenário que vocês
construíram.
3-
Apresentação
do cenário;
4-
Construção
do cenário individual;
5-
Apresentação
do cenário;
6-
Desenhar
o seu cenário individual, descrever e construção de uma história;
7-
Apresentação
do trabalho para a turma;
Avaliação: O
trabalho aqui apresentado foi realizado por mim em uma turma do terceiro ano do
primeiro circulo do ensino fundamental. Os alunos estão na faixa de idade entre
8 a 10 anos. Apresenta na sua maioria uma leitura silabada poucos apresentam
leitura fluente e compreendem o que leu. Quanto à escrita também foi identificado
grandes dificuldades. O presente trabalho foi apresentando como uma ferramenta
para através do lúdico proporcionar novas avenidas para a construção da leitura
e da escrita.
O primeiro
momento foi de surpresa diante do material apresentado, mas logo que foram
explorando foram participando e a alegria e emoção foi visível entre todos.
_ O que é
isso professora?
_ Vamos
brincar?
_ O que vamos
fazer?
_ A senhora
pintou a areia?
Foram essas e
outras perguntas realizadas diante do material.
Iniciamos
explorando e reconhecendo as diferentes miniaturas.
8-CONSTRUÇÃO
E DESCRIÇÃO DAS CENAS: Os nomes apresentados são fictícios, mas, as idades
correspondem.
Iniciamos o
trabalho em dupla:
Wrsli -13 anos
(O aluno se encontra em idade defasada para a série, apresenta dificuldade na
leitura e escrita e sempre muito inquieto).
Deise – 9
anos.
Narração como os alunos
descreveram:
Construção da
cena: O zoológico.
O cachorro querendo pegar o macaco no pé de
árvore.
O outro
macaco sentado na pedra.
O cavalo
querendo pular a cerca.
Obs: ambos
participaram na construção da cena e da descrição.
Jobson- 9
anos.
Luciano-8
anos.
Zoológico
A onça pulou
do local dela e querendo pegar a vaca.
O dono da
vaca chamou o policial e pegou a onça elevou para mata.
Obs: Os dois
construíram a cena, porem apenas jobbsom contou a história.
Juçara- 9
anos.
Jamile- 10
anos.
Cleiciane- 8
anos.
O sítio da vovó.
Tem muitos
animais no sítio da vovó.
Ela é minha
avó e minha amiga foi passear no sítio da vovó.
Obs: todas
participaram na construção da cena, mas apenas a Jamile apresentou a história.
Ana- 8 anos.
Cristina- 8
anos.
Cenário
Obs: as duas
participaram da construção da cena, mas não apresentaram a cena. Permaneceram
caladas.
Alexandre_ 8 anos.
Guilherme- 9
anos.
Uma guerra.
E uma guerra,
não é uma guerra é um campo de guerra. Mas não tem guerra.
Obs: Ambos
participaram da construção da cena, mas apenas uma descreveu a cena.
Kemily- 9
anos.
Alex- 9 anos.
Zoológico.
Tem muitos
animais de diferentes... Eles são grandes,
e diferentes.
Obs: Apenas
kemile construiu acena e descreveu. Alex apenas observando.
Daniel_ 9
anos.
Camila 9
anos.
Uma fazenda.
Tem muitos
cavalos, animais, dinossauro, onça, e outros animais.
Obs; Ambos
participaram da construção da cena e da descrição.
Aline 9 anos.
Adeildo- 8
anos.
Zoológico
Obs: ambos
participaram da construção da cena. Mas, apenas falaram o nome da cena.
Thais- 9
anos.
Antony- 9
anos.
Uma fazenda.
Na fazenda
tem muitos animais.
Obs; ambos
participaram da construção da cena, apenas Thais fez a descrição.
Alani- 9
anos.
Leonardo- 9
anos.
Guerra
E uma guerra
para salvar a floresta e os animais.
O povo estava
matando os animais e derrubando as árvores então a guerra começou.
Obs: Ambos
participaram em todos os momentos do trabalho. Um completava o trabalho e a
falar do outro.
Angelo- 9
anos.
Erik- 8 anos.
Uma batida.
Foi uma
batida com três carros.
_ Eu tenho
medo pode morrer.
-Nas batidas
morre gente, pode morrer muita gente.
Obs: ambos
participaram na construção da cena e da descrição.
Ruan-8 anos.
Layane – 9
anos.
A praia.
O menino esta
surfando.
Eu e o bebê esta
tomando banho de sol.
E meu bebê,
meu filhinho rsrsrsrsr...
E uma
família.
Obs: Ambos
participaram da construção da cena e da história.
Gisely- 9
anos.
Marcos- 9
anos.
Uma chácara.
Os meninos
estão brincando. A menina no balanço. Eles são irmãos.
Eles gostam
de brincar.
Obs: Ambos
participaram da construção da cena e da descrição.
8-
Construção
individual das cenas. (Foi solicitado ao termino da construção, cada um
descrever e observar a cena construída).
9-
Desenhar
em uma folha ofício a cena construída, descrever ou contar uma história.
10-
Apresentação
dos desenhos para turma.
11-
Avaliação
com a turma do trabalho:
_ Gostaram, agora quero que me apresentem o que aprenderam
hoje.
_ “Aprendi que tem diferentes tipos de lagartixas”.
_” Aprendi diferentes animais, e que eu também sou animal que
pensa”.
_ “Aprendi a montar uma cena, agora sei com as novelas montam
cenário”.
_ “Aprendi a compartilhar”.
_” Aprendi a desenhar”.
-”Aprendi tantas coisas boas hoje professora”.
12-
AVALIAÇÃO:
Foi possível observar prazer em construir as cenas, ouve participação, também
foi possível observar falta de companheirismos ou companheirismo, saber dividir
as miniaturas e as falas na construção das cenas e da história. Também foi
observado que alguns ultrapassaram os limites das caixas de areia e do barulho,
por parte de uns. Mas, foram momentos de
descontração, alegria, prazer, descobertas e construção do conhecimento.
Aqui deixo registrado que a caixa de areia e as miniaturas
podem ser usadas em diferentes momentos que possibilitem a construção do
conhecimento, não estava fazendo terapia ao aplicar esse trabalho, mas,
proporcionar através do lúdico momento de construção do conhecimento.
Obs.: Ao montar um
cenário em grupo, os alunos não estão fazendo terapia, apenas facilitando o
jogo simbólico.
A leitura simbólica possibilita entender as necessidades dos alunos (aprendiz),
bem como buscar outros recursos de intervenções se necessário.
FOTOS DESSE TRABALHO MARAVILHOSO.
Gracilene Vasconcelos
SANTA CRUZ DO
CAPIBARIBE, NOVEMBRO DE 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário