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domingo, 30 de setembro de 2012

TESTE PSICOPEDAGÓGICO "Os três porquinhos"



OBJETIVO

Verificar o nível de operatoriedade de crianças.


PÚBLICO-ALVO


A partir de 3 anos.


APLICAÇÃO

Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 5 a 10 minutos para cada prancha, totalizando um tempo de aproximado 1 hora.


DESCRIÇÃO

Esta técnica é composta por 8 pranchas, possuindo como elemento básico a história de Os três porquinhos. A criança conta uma história para cada uma das pranchas apresentadas. A correção é realizada pela avaliação qualitativa, com base nos níveis de operatoriedade propostos por Piaget, sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e lógico-formal, incluindo a transitividade de uma fase para outra.

>SOBRE O AUTOR

Leila Sara José Chamat: Pedagoga. Mestre em Psicologia da Saúde, Doutora em Psicologia do Escolar e Desenvolvimento. Formação em Hipnose Ericksoniana, Regressão e Reprogramação Mental pelo Instituto Sapiens, RJ, Participação e exposição em vários congressos e cursos diversos em Neurologia.
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Estudo da causalidade e contradição no conto "Os três porquinhos"
Outro teste bem interessante para avaliar o nível de operatoriedade é o estudo da causalidade e contradição no conto dos três porquinhos, da autora Leila Sara J. Chamat. Ele é

composto por 8 pranchas com a história dos três porquinhos.

Durante o processo de avaliação são feitas argumentações e contra-argumentações que levam o sujeito a pensar sobre as construções (os tipos de casas), os materiais utilizados, pesado ou leve, o fato das duas casas serem destruídas e a de tijolo se manter intacta. Além de avaliar as questões afetiva e social, indagando sobre o fato de não terem trabalhado juntos e construído apenas uma casa e onde os porquinhos, que perderam a casa, irão morar.

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