Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
A ARTE ENVOLVE:
• Experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas
, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
• A experiência de fluir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa. A experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
Para a psicopedagogia, a arte vai além... Ultrapassa barreiras... Constrói caminhos... transforma ações e atitudes... A intervenção psicopedagógico implica em um processo de aprendizagem.
Arte segundo (Aurélio): capacidade que tem o homem de por em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria.
Trabalhar com as diferentes modalidades da arte permite conectar os mundos internos e externos do indivíduo, utilizando recursos expressivos do universo da arte para contribuir com os diagnósticos e intervenção em diferentes transtornos de aprendizagem.
Possibilitando a percorrer por novas avenidas do conhecimento e assim a construção do conhecimento em diferentes áreas, cognitivas, afetivas e sociais...
Gracilene vasconcelos.
• A experiência de fluir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa. A experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
Para a psicopedagogia, a arte vai além... Ultrapassa barreiras... Constrói caminhos... transforma ações e atitudes... A intervenção psicopedagógico implica em um processo de aprendizagem.
Arte segundo (Aurélio): capacidade que tem o homem de por em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria.
Trabalhar com as diferentes modalidades da arte permite conectar os mundos internos e externos do indivíduo, utilizando recursos expressivos do universo da arte para contribuir com os diagnósticos e intervenção em diferentes transtornos de aprendizagem.
Possibilitando a percorrer por novas avenidas do conhecimento e assim a construção do conhecimento em diferentes áreas, cognitivas, afetivas e sociais...
Gracilene vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário