Seguidores

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

**Dinâmica da Família**

Dinâmica da Família


Dinâmica da família permite sondar o relacionamento com as figuras parentais. Dinâmica da família favorece a expressão real e verdadeira desse mesmo relacionamento.

Material para Dinâmica da Família

A realização destina-se a um grupo entre 5 e 15 participantes, com idades superiores a 10 anos e poderá demorar uma hora ou mais de acordo com o número de participantes. Apenas necessita de uma sala que permita que os participantes se possam sentar em círculo.

Como realizar a Dinâmica da Família

O animador convida os participantes a imaginarem que estão na casa dos pais prestes a contar-lhes algo acerca da sua vida, algo recente que tenha acontecido ou está a acontecer ou ainda algo que vai acontecer.
Após uma pequena pausa, para permitir que os participantes visualizem a cena, o animador procura um voluntário para representar a cena que imaginou na sua mente. O voluntário escolhe, entre o seus pares, um participante para representar a sua mãe e outro para representar o seu pai. Após a formação desta família, passa-se efetivamente à dramatização.
No final o animador deve promover o diálogo acerca da cena apresentada, permitindo, assim, a partilha.
Como esta dinâmica pode causar muita tensão é importante que o animador se certifique do grau de coesão e empatia do grupo. Deverá estar atento, durante a representação, a quem o participante se dirige mais, qual o tempo verbal da comunicação, ao comportamento não verbal, etc.

Um comentário:

  1. Sabe nesses dias em que aos poucos percebemos que a vida nos ensina da maneira mais dolosa possível a valorizar o que temos. Por isso FICA A DICA DE HOJE:
    Ame mais, reclame menos!
    Viva mais, se preocupe menos!
    Agradeça mais questione menos!
    Enfim, VALORIZE MAIS o que vc AINDA te, antes que a vida lhe ensine a lamentar por aquilo que vc tinha, mas acabou perdendo!
    Bom noite!!!
    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar se seguidora, acabo de fazer. Aceito sugestões.
    Bju
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    FanPage Educar – O primeiro passo

    ResponderExcluir