JOGOS SIMBÓLICOS
O jogo simbólico é,
assim, a representação
corporal do imaginário,
e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por
prender a criança à realidade. Na sua
imaginação ela pode
modificar a sua
vontade, usando o
"faz de conta",
mas quando expressa
corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta
e as relações do mundo real.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita não só a sua capacidade de pensar, ou seja, de representar simbolicamente as suas ações, mas, também, as suas habilidades motoras, já que ao brincar, salta, corre etc.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita não só a sua capacidade de pensar, ou seja, de representar simbolicamente as suas ações, mas, também, as suas habilidades motoras, já que ao brincar, salta, corre etc.
O jogo simbólico aparece predominantemente entre os 2 e 6
anos. A função desse tipo de atividade lúdica, de acordo com Piaget, "consiste
em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos
desejos" Entre os 7 e 11-12 anos, o simbolismo decai e começam a aparecer
com mais freqüência desenhos, trabalhos manuais, construções com materiais
didáticos, representações teatrais, e outros.
Piaget diz que se o ato da inteligência
desemboca em equilíbrio entre assimilação e
a acomodação, uma vez que a imitação
prolonga esta última por si mesma, é
possível afirmar que o jogo é
essencialmente assimilação, o jogo permite a criança
adquirir regras, através dos jogos representativos,
despertar a criatividade e
construção de regras sociais.
Para Piaget, quando a criança imita um
avião o faz porque compreende sua
significação e não se interessa por ele,
mas sim pela relação que tem com suas
atividades. Esse processo, segundo Piaget,
evolui provocando uma delimitação
entre o interno e o externo, que logo nos
leva ao problema da técnica, em que se
analisam as relações entre a imitação e a
imagem mental.
Piaget reconhece seis estágios progressivos:
1º Estágio – Preparação reflexa - A
reprodução de um modelo estará relacionada
com os atos reflexos e, portanto, não é
propriamente imitação (ausência de
imitação neste estágio).
2º Estágio – Imitação esporádica - Os
esquemas reflexos começam a assimilar
certos elementos exteriores e a ampliar-se
em função de uma experiência
adquirida sob a forma de reações circulares
“diferenciadas” .
3º Estágio – Imitação sistemática -
Aparecem novas reações circulares que exercem
uma ação sobre as mesmas coisas; surgem a
partir da coordenação de visão e da
preensão, aos quatro meses e meio, em
média.
De forma resumida, pode-se dizer que neste
estágio a criança é capaz de imitar
todos os movimentos que executa
espontaneamente por si mesma, com exclusão
dos movimentos imersos nas totalidades mais
complexas e que seria necessária
diferenciá-los como esquemas independentes
para poder copiá-los.
4º Estágio – Imitação dos movimentos já
executados pelo sujeito, mas de maneira
invisível para ele, Piaget descreve dois
momentos distintos nesta fase da imitação:
a) Imitação de movimentos já executados
pelo sujeito, mas que ele não pode ver;
este momento começa aos oito ou nove meses
e se caracteriza pela
coordenação dos esquemas entre si.
b) Início da imitação de novos modelos
sonoros e visuais. Na medida que uma
criança está capacitada a imitar os
movimentos executados de forma visível
sobre o próprio corpo, procura copiar também
os sons e os gestos novos. Estes
fatos, na opinião de Piaget, parecem
explicar os progressos da inteligência.
5º Estágio – Imitação sistemática de
modelos novos, inclusive os que correspondem
aos movimentos invisíveis do próprio corpo –
A imitação de modelos novos não se
faz de forma sistemática e precisa, mas no
curso do quinto estágio e isso
paralelamente com os progressos da mesma
inteligência, faculdade da qual parece
depender diretamente a imitação.
6º Estágio – Começo da imitação
representativa e evolução posterior da imitação.
No curso deste estágio, ocorre a construção
da inteligência sensório-motora. A
coordenação dos esquemas se torna
independente suficientemente da percepção
imediata e da experiência empírica como
para dar lugar a combinações mentais.
Este estágio está caracterizado por dois
momentos distintos:
a) imitação dilatada, isto é, a primeira
reprodução de um modelo não se faz
necessariamente em sua presença, mas em sua
ausência e depois de tempo
mais ou menos largo;
b) evolução posterior à imitação, momento
que se caracteriza pela análise da
imitação depois de que aparece a linguagem,
período compreendido entre dois e
sete anos.
Piaget, neste estágio, faz referência a
dois tipos de observação de ordem geral:
uma que se refere às coisas móveis; e outra
que é a técnica da imitação. Com
relação às coisas móveis, sustenta que a
imitação não se constitui jamais em uma
conduta que se satisfaça a si mesma: é o
resultado de uma acomodação especial
ao modelo proposto. Essa acomodação
imitativa se suscita na medida em que o
modelo é assimilado, de perto ou de longe.
A imitação é sempre uma prolongação
da inteligência, mas no sentido de uma
diferenciação em função de modelos novos.
O jogo é uma atividade que tem valor
educacional intrínsecos, o uso desses recursos no contexto educacional traz
muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem uma vez que é um grande
motivador para despertar nas
crianças o prazer em realizar atividades até atingir os objetivos dos jogos. Além de
contribuir para aquisição de condutas
sociais, afetivas, desenvolvimentos das habilidades motoras, concentração,
iniciativas e outras ... o jogo permite estimular as crianças para o
desenvolvimento integral da criança.
OI MINHA QUERIDA AMIGA.
ResponderExcluirRECEBI HOJE O PRESENTE DO SORTEIO E SEUS BRINDES.
SERVIRAM TODOS E BEM.
ARRUMEI ATÉ UMA SÓCIA EM UM DOS CONJUNTOS: MINHA FILHA. SERVIU E ELA ADOROU.
OBRIGADA DE CORAÇÃO.
SUCESSO EM SEU TRABALHO E EM SUA VIDA.
PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO E PARA TODOS OS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA.
JÁ ESTOU TREINANDO PARA FAZER OS ORIGAMIS.
UM ABRAÇO DE SUA AMIGA VALDETE DAQUI DE DOURADOS/MS
ok amiga fico feliz que recebeu e gostou, se não for pedir muito tire fotos e poste, divulgue, abraço... há os conjuntos são da minha fabricação, aqui nossa cidade é conhecida como a capital da confecção, temos o maior shop de confecção para venda em atacado do Nordeste, abraço!
ResponderExcluirOI AMIGA.
ExcluirPARABÉNS PELA QUALIDADE E SUCESSO DE SEUS PRODUTOS.
JÁ POSTEI FOTOS NO MEU BLOG E DIVULGUEI O RECEBIMENTO DOS PRÊMIOS.
OBRIGADA E UM GRANDE ABRAÇO.
ÓTIMO FINAL DE SEMANA.