quarta-feira, 20 de junho de 2012

**jogos Simbólicos**


JOGOS SIMBÓLICOS 

O jogo simbólico é, assim, a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar a sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita não só a sua capacidade de pensar, ou seja, de representar simbolicamente as suas ações, mas, também, as suas habilidades motoras, já que ao brincar, salta, corre etc.
O jogo simbólico aparece predominantemente entre os 2 e 6 anos. A função desse tipo de atividade lúdica, de acordo com Piaget, "consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos" Entre os 7 e 11-12 anos, o simbolismo decai e começam a aparecer com mais freqüência desenhos, trabalhos manuais, construções com materiais didáticos, representações teatrais,  e outros.

Piaget diz que se o ato da inteligência desemboca em equilíbrio entre assimilação e
a acomodação, uma vez que a imitação prolonga esta última por si mesma, é
possível afirmar que o jogo é essencialmente assimilação, o jogo permite a  criança
 adquirir regras,  através dos jogos representativos, despertar  a criatividade e
construção de regras sociais.
Para Piaget, quando a criança imita um avião o faz porque compreende sua
significação e não se interessa por ele, mas sim pela relação que tem com suas
atividades. Esse processo, segundo Piaget, evolui provocando uma delimitação
entre o interno e o externo, que logo nos leva ao problema da técnica, em que se
analisam as relações entre a imitação e a imagem mental.

Piaget reconhece seis estágios progressivos:

1º Estágio – Preparação reflexa - A reprodução de um modelo estará relacionada
com os atos reflexos e, portanto, não é propriamente imitação (ausência de
imitação neste estágio).
2º Estágio – Imitação esporádica - Os esquemas reflexos começam a assimilar
certos elementos exteriores e a ampliar-se em função de uma experiência
adquirida sob a forma de reações circulares “diferenciadas” .
3º Estágio – Imitação sistemática - Aparecem novas reações circulares que exercem
uma ação sobre as mesmas coisas; surgem a partir da coordenação de visão e da
preensão, aos quatro meses e meio, em média.
De forma resumida, pode-se dizer que neste estágio a criança é capaz de imitar
todos os movimentos que executa espontaneamente por si mesma, com exclusão
dos movimentos imersos nas totalidades mais complexas e que seria necessária
diferenciá-los como esquemas independentes para poder copiá-los.
4º Estágio – Imitação dos movimentos já executados pelo sujeito, mas de maneira
invisível para ele, Piaget descreve dois momentos distintos nesta fase da imitação:
a) Imitação de movimentos já executados pelo sujeito, mas que ele não pode ver;
este momento começa aos oito ou nove meses e se caracteriza pela
coordenação dos esquemas entre si.
b) Início da imitação de novos modelos sonoros e visuais. Na medida que uma
criança está capacitada a imitar os movimentos executados de forma visível
sobre o próprio corpo, procura copiar também os sons e os gestos novos. Estes
fatos, na opinião de Piaget, parecem explicar os progressos da inteligência.
5º Estágio – Imitação sistemática de modelos novos, inclusive os que correspondem
aos movimentos invisíveis do próprio corpo – A imitação de modelos novos não se
faz de forma sistemática e precisa, mas no curso do quinto estágio e isso
paralelamente com os progressos da mesma inteligência, faculdade da qual parece
depender diretamente a imitação.
6º Estágio – Começo da imitação representativa e evolução posterior da imitação.
No curso deste estágio, ocorre a construção da inteligência sensório-motora. A
coordenação dos esquemas se torna independente suficientemente da percepção
imediata e da experiência empírica como para dar lugar a combinações mentais.
Este estágio está caracterizado por dois momentos distintos:
a) imitação dilatada, isto é, a primeira reprodução de um modelo não se faz
necessariamente em sua presença, mas em sua ausência e depois de tempo
mais ou menos largo;
b) evolução posterior à imitação, momento que se caracteriza pela análise da
imitação depois de que aparece a linguagem, período compreendido entre dois e
sete anos.
Piaget, neste estágio, faz referência a dois tipos de observação de ordem geral:
uma que se refere às coisas móveis; e outra que é a técnica da imitação. Com
relação às coisas móveis, sustenta que a imitação não se constitui jamais em uma
conduta que se satisfaça a si mesma: é o resultado de uma acomodação especial
ao modelo proposto. Essa acomodação imitativa se suscita na medida em que o
modelo é assimilado, de perto ou de longe. A imitação é sempre uma prolongação
da inteligência, mas no sentido de uma diferenciação em função de modelos novos.

O jogo é uma atividade que tem valor educacional intrínsecos, o uso desses recursos no contexto educacional traz muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem uma vez que é um grande motivador  para despertar nas crianças  o prazer em  realizar atividades  até atingir os objetivos dos jogos. Além de contribuir para  aquisição de condutas sociais, afetivas, desenvolvimentos das habilidades motoras, concentração, iniciativas e outras ... o jogo permite estimular as crianças para o desenvolvimento integral da criança.







3 comentários:

  1. OI MINHA QUERIDA AMIGA.
    RECEBI HOJE O PRESENTE DO SORTEIO E SEUS BRINDES.
    SERVIRAM TODOS E BEM.
    ARRUMEI ATÉ UMA SÓCIA EM UM DOS CONJUNTOS: MINHA FILHA. SERVIU E ELA ADOROU.
    OBRIGADA DE CORAÇÃO.
    SUCESSO EM SEU TRABALHO E EM SUA VIDA.
    PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO E PARA TODOS OS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA.
    JÁ ESTOU TREINANDO PARA FAZER OS ORIGAMIS.
    UM ABRAÇO DE SUA AMIGA VALDETE DAQUI DE DOURADOS/MS

    ResponderExcluir
  2. ok amiga fico feliz que recebeu e gostou, se não for pedir muito tire fotos e poste, divulgue, abraço... há os conjuntos são da minha fabricação, aqui nossa cidade é conhecida como a capital da confecção, temos o maior shop de confecção para venda em atacado do Nordeste, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI AMIGA.
      PARABÉNS PELA QUALIDADE E SUCESSO DE SEUS PRODUTOS.
      JÁ POSTEI FOTOS NO MEU BLOG E DIVULGUEI O RECEBIMENTO DOS PRÊMIOS.
      OBRIGADA E UM GRANDE ABRAÇO.
      ÓTIMO FINAL DE SEMANA.

      Excluir