Dislexia
é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em
Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva. Não tem
como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como
nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária.
Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica
evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Acomete mais o sexo masculino que o
feminino. E comum essas crianças ser chamadas de preguiçosas, demente, não sabe
de nada ou até mesmo de burras. A criança disléxica sofre muito, por não
acompanhar seus colegas e isso pode causar danos, entre esses, a falta de
confiança que pode acompanhar por toda a vida.
Para entender essas crianças s, podemos
destacar alguns pontos:
A) Uma
falha no sistema nervoso central em sua habilidade para organizar os grafemas,
isto é, as
Letras ou
decodificar os fonemas, ou seja, as unidades sonoras distintivas no âmbito da
palavra.
B) O
impedimento cerebral relacionado com a capacidade de visualização das palavras.
C)
Diferenças entre os hemisférios e alteração (displasias e ectopias) do lado
direito do cérebro. Isso
Implica,
entre outras coisas, uma dominância da lateralidade invertida ou indefinida.
Mas também
Justifica o
desenvolvimento maior da intuição, da criatividade, da aptidão para as artes,
do raciocínio
Mais
holístico, de serem mais subjetivos e todas as outras qualidades
características do hemisfério
Direito.
D)
Inadequado processamento auditivo (consciência fonológica) da informação lingüística.
E)
Implicações relação afetiva materno-filial, o que pode entravar a necessidade
da linguagem, e
Mais tarde
a aprendizagem da leitura e escrita.
Sinais encontrados em disléxicos:
__Fraco desenvolvimento da atenção.
__Falta de capacidade para brincar com outras crianças.
__Atraso no desenvolvimento da fala e escrita.
__Atraso no desenvolvimento visual.
__Falta de coordenação motora.
__Dificuldade em aprender rimas/canções.
__Falta de interesse em livros impressos.
__Dificuldade em acompanhar histórias.
__Dificuldade com a memória imediata organização geral.
Dificuldades
encontradas em crianças disléxicas:
__Dificuldade para ler orações e palavras simples.
__A pronúncia ou a soletração de palavras monossilábicas é uma dificuldade
evidente nos
Disléxicos.
__As crianças ou adultos disléxicos invertem as palavras de maneira
total ou parcial, por
__Invertem as letras ou números, por exemplo: /p/ por
/b/, /d/ por/ b /3/ por /5/ ou /8/, /6/ por
/9/
especialmente quando na escrita minúscula ou em textos manuscritos escolares.
Assim, é
Patente a
confusão de letras de simetria oposta.
__A ortografia é alterada, podendo estar ligada a chamada CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
__Copiam de forma errada as palavras, mesmo observando na lousa ou
no livro como são
Escritas.
Em geral, as professoras ficam desesperadas: “como podem - pensam e reclamam -
Ela está
vendo a forma correta e escreve exatamente o contrário?”“. Ora, o processamento
da
Informação
léxica, que é de ordem cerebral, está invertida ou simplesmente deficiente.
__As crianças disléxicas conhecem o texto ou a escrita, mas usam
outras palavras, de maneira
Involuntária.
Trocam as palavras quando lêem ou escrevem, por exemplo: “gato” por “casa”.
__Têm as crianças disléxicas dificuldades em distinguir a esquerda e
a direita.
__Alteração na seqüência das letras que formam as sílabas e as
palavras.
__Confusão de palavras parecidas ou opostas em seu significado. Os
homônimos, isto é,
Palavras
semelhantes (seção, cessão e seção) é uma dificuldade nas crianças disléxicas.
__Os erros na separação das palavras.
Marina S.
Rodrigues Almeida quatro
__Os disléxicos sofrem com a falta de rapidez ao ler. A leitura é
sem modulação e sem ritmo.
Os
disléxicos, às vezes, com muito sacrifício, decodificam as palavras, mas não
conseguem
Ter
compreensão.
__Os disléxicos têm falha na construção gramatical, especialmente na
elaboração de orações
Complexas
(coordenadas e subordinadas) na hora da redação espontânea.
Tipos de Dislexia
__DISLEXIA ACÚSTICA: manifesta-se na insuficiência para a
diferenciação acústica (sonora
(Ou
fonética) dos fonemas e na análise e síntese dos mesmos, ocorrendo omissões,
distorções,
Transposições
ou substituições de fonemas. Confundem-se os fonemas por sua semelhança
Articulatória.
__DISLEXIA VISUAL: Ocorre quando há imprecisão de coordenação
viso-especial
Manifestando-se
na confusão de letras com semelhança gráfica. Não temos dúvida que o
Primeiro
procedimento dos pais e educadores é levar a criança a um médico
oftalmologista.
__DISLEXIA MOTRIZ: evidencia-se na dificuldade para o movimento
ocular. Há uma nítida
Limitação
do campo visual que provoca retrocessos e principalmente intervalos mudos ao
ler.
__Alterações de grafia como "a", "e-d",
"h-n" e "e-d", por exemplo.
__As crianças disléxicas apresentam uma caligrafia muito defeituosa,
verificando-se
Irregularidade
do desenho das letras, denotando, assim, perda de concentração e de fluidez de
Raciocínio.
__As crianças disléxicas, ainda segundo o professor, apresentam
confusão com letras com
Grafia
similar, mas com diferente orientação no espaço como “b-d".
"d-p", "b-q", "d-b", "dp",
"d-q",
"n-u" e "a-e". Ocorre também com os números 6;9;1;7;3;5,
etc.
__Apresenta dificuldade em realizar cálculos por se atrapalhar com a
grafia numérica ou não
Compreende
a situação problema a ser resolvida.
__Confusões com os sinais (+) adição e (x) multiplicação.
__A dificuldade pode ser ainda para letras que possuem um ponto de
articulação comum e cujos
Sons são
acusticamente próximos: "d-t" e "c-q", por exemplo.
__Na lista de dificuldades dos disléxicos, para o diagnóstico
precoce dos distúrbios de letras,
Chamamos a
atenção de educadores, e pais para as inversões de sílabas ou palavras como
"sol-los", "som-mos" bem como a adição ou omissão de sons como "casa-casaco",
repetição
de sílabas,
salto de linhas e soletração defeituosa de palavras.
Ajuda aos Disléxicos
Uso freqüente de material concreto:
__Relógio digital.
__Calculadora.
__Gravador.
__Confecção do próprio material para alfabetização, como desenhar,
montar uma cartilha.
__Uso de gravuras, fotografias. (a imagem é essencial para sua aprendizagem).
__Material Curisineire / Material Dourado.
__Folhas quadriculadas para matemática.
__Máscara para leitura de texto.
__Letras com várias texturas.
__Evitar dizer que ela é lenta, preguiçosa ou compará-la aos outros
alunos da classe .
__Ela não deve ser forçada a ler em voz alta em classe a menos que
demonstre desejo em fazêlo.
__Suas habilidades devem ser julgadas mais em sua respostas orais do
que nas escritas.
Marina S.
Rodrigues Almeida 6
__Sempre que possível , a criança deve ser encorajada a repetir o
que foi lhe dito para fazer, isto
inclui
mensagens. Sua própria voz é de muita ajuda para melhorar a memória.
__Revisões devem ser freqüentes e importantes
__Copiar do quadro é sempre um problema, tente evitar isso, ou
dê-lhe mais tempo para fazê-lo.
__Demonstre paciência, compreensão e amizade durante todo o tempo,
principalmente quando
Você
estiver ensinando a alunos que possam ser considerados disléxicos.
__Ensine-a quando for ler palavras longas, a separá-las com uma
linha a lápis.
__Dê-lhes menos dever de casa e avalie a necessidade e
aproveitamento desta tarefa
__Não risque de vermelho seus erros ou coloque lembretes tipo:
estude! Precisa estudar mais!
Precisa melhorar!
__Procure não dar suas notas em voz alta para toda classe, isso a
humilha e a faz infeliz.
__Não a force a modificar sua escrita, ela sempre acha sua letra
horrível e não gosta de vê-la no
Papel. A
modulação da caligrafia é um processo longo.
__Procure não reforçar sentimentos que minimizam sua auto-estima.
__Dê-lhes um tempo maior para realizar as avaliações escritas. Uma
tarefa em que a criança
Não-disléxica
leva 20 minutos para realizar, a disléxica pode levar duas horas.
__Usar sempre uma linguagem clara e simples nas avaliações orais e
principalmente nas
Escritas.
__Uma língua estrangeira é muito difícil para eles, faça suas
avaliações sempre em termos de
Trabalhos e
pesquisas.
AJUDAR A
MELHORAR A AUTO-ESTIMA. Ofereça
Segurança,
carinho, compreensão e elogie seus pequenos acertos.
__Procurar ajuda profissional para realizar um diagnóstico correto:
Fonoaudiólogo,
Psicólogo, Neurologista ou Psicopedagogo.
__Explique que suas dificuldades têm um nome: DISLEXIA e que você
vai ajudá-lo a superálas,
mas que ele
é o principal agente desta mudança.
__Encoraje-o e encontre coisas em que se saia bem, estimulando-o
nessas coisas.
__Elogie por seus esforços, lembre-se como ele tem de esforçar-se
muito para ter algum sucesso
na leitura
e na escrita.
__Ajude-o nos seus trabalhos escolares, ou, em algumas lições em
especial, com paciência (mas
não escreva
para ele, ou resolva suas tarefas de matemática).
__Ajude-o a ser organizado.
BIBLIOGRAFIA
Marina S. Rodrigues Almeida
PSICÓLOGA, PEDAGOGA E PSICOPEDAGOGA
Consultora Educacional
PSICÓLOGA, PEDAGOGA E PSICOPEDAGOGA
Consultora Educacional
DISLEXIA EM QUESTÃO
J. AJURIAGUERRA
ED. ARTES MÉDICAS
DISLEXIA-MANUAL DE LEITURA CORRETIVA
MABEL CONDEMARIN
ED. ARTES MÉDICAS
J. AJURIAGUERRA
ED. ARTES MÉDICAS
DISLEXIA-MANUAL DE LEITURA CORRETIVA
MABEL CONDEMARIN
ED. ARTES MÉDICAS
Atividades que podem contribuir para diagnosticar disléxicos:
ResponderExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.
Veja mais:
Atividades para alunos com dislexia
Vídeo para alunos com dislexia
Dislexia como identificar e ajudar o aluno
Atividade para crianças com dislexia
Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem