Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2012

**JOGOS QUE ALFABETIZAM**


JOGOS QUE ALFABETIZAM

O BRINQUEDO EDUCATIVO DATA DOS TEMPOS DO Renascimento e ganha força com a expansão da Educação Infantil. Os jogos que alfabetizam, desenvolve e educa e motiva o aluno a aprender de forma prazerosa. Os jogos é um poderoso aliado na construção do sistema da escrita e da leitura além de fomentar o processo criativo, a socialização e a construção do conhecimento de forma lúdica.

  Os jogos alfabéticos podem ser classificados em:

Jogos de análise fonológica;
Jogos para consolidação das correspondências grafofônicas;
Jogos para reflexão sobre os sistemas alfabéticos;

 Exemplos de jogos que alfabetizam:

BATALHA DE PALAVRAS
 
REGRAS BATALHA DE PALAVRAS

As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.

Os jogadores viram a primeira ficha de seus montinhos ao mesmo tempo.

Aquele que virar a ficha cuja palavra contiver maior quantidade de sílabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversário.

Se duas palavras coincidirem quanto ao número de sílabas, cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma diferença. Nesse caso o jogador que virar a ficha cuja palavra tiver o maior número de sílabas leva todas as fichas viradas na jogada.

O vencedor será quem, ao final do jogo, conseguir ficar com o maior número de fichas.



TRINCA MÁGICA
 
As regras são as seguintes:

  • Cada jogador recebe 3 cartas e o restante delas fica num "monte", no centro da mesa, com a face voltada para baixo.
  • Decide-se quem irá começar a partida por meio de lançamentos de dados ou "zerinho ou um".
  • O primeiro jogador inicia pegando uma carta e descartando outra.
  • O jogador seguinte decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior.
  • No caso de fazer essa última opção, só poderá retirar a última carta jogada no morto, e não as que estiverem abaixo dela no monte.
  • O jogo prossegue até que um dos jogadores faça uma trinca com 3 cartas de figuras cujos nomes rimam.
Repertório de palavras usadas no jogo:

PASTEL - ANEL - PINCEL
JANELA - PANELA - FIVELA
PATO - RATO - GATO
AVIÃO - LEÃO - MAMÃO
CANETA - CHUPETA - BORBOLETA
COLA - MOLA - BOLA
FOGUEIRA - MAMADEIRA - CADEIRA
PENTE - DENTE - PRESENTE



 JOGOS PARA IMPRIMIR:




4 comentários: