Esopo
Esopo nasceu provavelmente na região de Trácia, onde hoje se localiza a Turquia. Viajou pelo mundo, tendo passado pelo oriente médio, Egito e Babilônia, o que teria enriquecido o gênero que inventou.
Foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas estórias, onde os animais desempenhavam papéis que faziam sentido do ponto de vista moral, ou seja, eles tomavam o lugar dos homens, mas viviam os seus dramas comuns.
A coleção de Esopo era lida no século V em Atenas, uma das épocas de maior efervescência cultural grega. Seus escritos faziam parte da tradição oral, assim como as obras de Homero,Por isso, só foram reunidas e escritas depois de 200 anos.
Os fabulistas medievais fizeram uso das fábulas de Esopo. O monge e humanista Planúdio revisou as fábulas, que até então, eram atribuídas a monges bizantinos por conta do teor das estórias semelhantes ao teor moral dos evangelhos bíblicos.
Esopo inspirou muitos poetas medievais. As suas coleções de fábulas também influenciou La Fontaine, escritor e fabulista francês.
Oi Gracilene!
ResponderExcluirPasso por aqui e me encanto com seu material e delicadeza nas palavras e imagens.Parabéns!.
Tô levando uma rosa...sou apaixonada, principalmente pela azul, uma marca de vida..de uma linda história que vivi e que agora vivo com saudade..pois a eternidade se fez presente...e o real se tornou espiritual.
Bjos e até mais!
Rosangela
Agradecida minha amiga, fico feliz que goste, vindo de você me deixa muito feliz... também amo as rosas, abraço!
Excluir