Seguidores

terça-feira, 27 de março de 2012

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Hoje 27 DE MARÇO, comemoramos o Dia Mundial do Teatro!

A palavra teatro vem do grego theaomai, que significa contemplar.

O teatro vem desde 80.000 anos a.C. Isso mesmo! O teatro é uma arte muito antiga, marcada por rituais primitivos, danças e muitas histórias.
Desde os primórdios o homem já sentia necessidade de representar, porém, foi na Grécia Antiga que surgiu o que chamamos hoje de teatro.

O teatro se diferencia muito da televisão e do cinema, pois no palco vemos variadas expressões e emoções sendo representadas ao vivo bem na nossa frente, sem ter a possibilidade de voltar e fazer novamente como na TV ou cinema. Neste caso, existem as famosas improvisações feitas pelos atores em cima do palco, onde eles improvisam o texto, no caso de esquecer alguma fala.

No Brasil...
Por aqui o teatro teve origem com as representações de catequização dos índios, procurando sempre encontrar meios de traduzir a crença cristã para a cultura indígena.
Mas sua evolução foi rápida, à medida que a sociedade passava por transformações, o teatro sempre tentava de alguma forma representar a realidade.
O ano de 1948 marcou a história do teatro nacional quando o industrial italiano Franco Zampari funda, em São Paulo, o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Durante a evolução do teatro brasileiro, muitos atores e diretores se destacam, a começar por Nelson Rodrigues, que tenta mostrar de uma forma muitas vezes irônica e pessimista a realidade de sua época; Maria Clara Machado, autora de clássicos do teatro infantil brasileiro, fundou o grupo experimental de teatro denominado de "O Tablado"  que formou gerações de novos atores e Cacilda Becker, considerada a primeira grande diva do teatro brasileiro entre outros.
Gêneros teatrais
Comédia: é o tipo de peça teatral voltada para diversão e para o tratamento cômico das situações, dos costumes e dos personagens.
Musical: tipo de peça teatral em que tem como ponto de atração a música, o canto, a dança para o desenvolvimento da história.
Monólogo: tipo de peça em que o ator, encontra-se só, fala consigo mesmo ou se dirige ao público, expressando seus pensamentos, as lutas interiores do seu espírito, etc.
Drama: qualquer peça de caráter grave ou patético que representa ações da vida comum.
Tragédia: peça teatral cujo enredo se desenvolve e termina necessariamente em acontecimentos fatais.
Infantil: peças voltadas para as crianças.
VAMOS COLORIR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário