Seguidores

quarta-feira, 21 de março de 2012

AS CORES E O COMPORTAMENTO HUMANO


AS CORES E O COMPORTAMENTO HUMANO
PRETO_ A cor preta associa-se aos conflitos psicológicos e à introversão. O indivíduo não ver atrativos emocionais no mundo exterior e se refugia como protesto.

CINZA_ Mais do que qualquer outra cor, o cinza corresponde ao mecanismo de defesa, “negação da realidade”. O exagero na sua escolha pode ser índice do mal da “mitomania”: O sujeito não consegue distinguir os limites entre realidade e fantasia.

BRANCO_ Em alguns, o branco significa luto. Para os acidentais representa pureza, paz. O branco é a cor do vazio interior da carência afetiva da solidão.

ROSA_ A predominância da cor rosa, corresponde ao tipo ingênuo, calmo, tende mais para a meditação.

VERMELHO_ A predominância na escolha desta cor corresponde ao tipo colérico, extrovertido, ativo e autônomo. A cor vermelha é quente e traduz desejo de emoções fortes. O excesso dessa cor indica indícios de forte agressividade, educabilidade e impulsividade.

LARANJA_ As pessoas que escolhem a cor laranja possuem o charme, a alegria e a festividade. São pessoas muito criativas, produtivas e artísticas.

AMARELO_ E uma cor é mais fria que a vermelha.   A escolha desta cor representa a força vital controlada e direcionada para seus objetivos, sem desvios e perda de tempo. São criativas, ponderadas e concretas. Seus objetivos são precisos que quase sempre são alcançados.

AZUL_ Acalma e tranquiliza o ambiente, é a cor da paz, da meditação e intelectualidade, dos pensadores e construtores.  Os afeiçoados a esta cor são altruístas, pensam antes no bem do próximo do que nas suas necessidades. É a cor características de pessoas que podem se ocupar consigo próprio lendo, meditando ou estudando.

VERDE_ Contém a dualidade do impulso e a tendência ao acaso e relaxamento. A paz do azul está indiscretamente contida no verde, assim como o antagônico desejo de realizações do amarelo. O verde também é a cor do introvertido
.
VIOLETA_ Corresponde à introversão e à dualidade. As tendências opostas na personalidade levam os planos de ação que não são postos em prática, o que provoca irritação. O comportamento intranquilo é marcado por hora apático e outras de agitação.

MARROM_ Contém o negativismo do preto e a violência e impulsividade do vermelho.  É a cor da resistência psicológica daqueles que nunca abandonam um caminho traçado, mesmo que muitos possam sucumbir e o próprio sujeito exaurir. São tradicionalistas, moralistas, fanáticos na defesa da ordem moral e de seu ponto de vista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário