Seguidores

sábado, 12 de janeiro de 2013

**LIVROS**Jogo de Areia: primeiras leituras

Jogo de Areia: primeiras leituras

No Brasil ainda temos poucas publicações sobre o Jogo de Areia, mas vale a pena trazer algumas indicações de leituras para os interessados em conhecer um pouco sobre a teoria e técnica do Jogo de Areia.

As obras introdutórias mais conhecidas são os livros:





- Imagens do Self: o processo terapeutico na caixa de areia, da Estelle L. Weinrib, publicado pela Summus Editorial, em 1993, e








- A terapia do jogo de areia: imagens que curam a alma e desenvolvem a personalidade, de autoria de Ruth Ammann, publicado em 2002 pela Editora Paulus.





Estas obras são traduções de autoras junguianas que descrevem a técnica do jogo de areia a partir do referencial junguiano e dos pressupostos clássicos desenvolvidos pela Dora Kalff, analista junguiana suiça que criou a técnica do Sandplay.

Além dessas obras traduzidas, temos como publicação brasileira na abordagem junguiana o livro





- Tornar-se quem se é - a constelação do Self no Jogo de Areia, de Edna Garcia Levi.







Além dessas obras introdutórias, que trazem, além da descrição da técnica e seus usos, os principais conceitos junguianos utilizados e estudos de casos analisados à luz da teoria junguiana, há também algumas publicações de autores brasileiras, que se utilizam da técnica em outros contextos, para além da clínica e sob a perspectiva de outras abordagens teóricas.

É o caso dos livros:



- Psicodrama e Psicologia Analística - construindo pontes de Cybele M. R. Ramalho (org.) em co-autoria com Corintha Maciel, Marcia A. Iorio-Quilici, Maria Virgínia S. Alves, Vanessa F. Franco e Vanessa Ramalho F. Strauch. São Paulo: Editora Iglu, 2010.









- Adolescência e Escolha: um espaço ritual para a escolha profissional a partir do sandplay e dos sonhos, de Patrícia Gimenez Diaz, publicado em 2009 pela Casa do Psicólogo,








- Jogo de Areia - Intervenção psicopedagógica à luz da teoria piagetiana na caixa de areia, de Teresa Messeder Andion, publicado em 2010, pela Editora Wak e









- Identidade e Subjetividade de Professores: sentidos do aprender e ensinar, de Beatriz Scoz, publicado pela Editora Vozes em 2011.






Essas três últimas publicações apontam para a inserção do jogo de areia na área da Educação, da Psicopedagogia e da Orientação Profissional.

Para gestalt-terapeutas e psicoterapeutas de outras abordagens que atuam com jogo de areia e que querem ter uma visão ampliada sobre as diversas possibilidades de uso da técnica, tem-se o livro





- Sandplay Therapy: a step-by-step manual for psychotherapists of diverse orientations, de Barbara Labovitz Biok e E. Anna Goodwin, publicado em 2000, pela Editora Norton.






Embora seja uma obra não traduzida para o português, é uma indicação quase que obrigatória para os gestalt-terapeutas que querem atuar com o jogo de areia a partir de uma perspectiva fenomenológica. Ao invés de seguir a abordagem junguiana clássica, as autoras seguem a abordagem de Gisela De Domenico, que integrou as abordagens de Kalff e Lowenfeld a partir de uma perspectiva fenomenológica e experiencial. É facilmente encontrado no site da AMAZON.



Luiz Fernando Calaça
Psicólogo / Gestalt-Terapeuta
http://jogodeareiagestaltico.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html
 

Um comentário:

  1. Olá Minha linda! Parabéns pelo trabalho , lindas postagens sobre jogos de areia, seu blog já é um sucesso.
    Lançei no blog um selinho e vi que ja percebeu que tejm pra você, te espero!! É um selo de incentivo a leitura, VIAJAR PELA LEITURA. Abraçoss um lindo dia.

    ResponderExcluir