Seguidores

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O que representa o presépio?

O que representa o presépio?

 

Para os cristãos o presépio simboliza o nascimento do menino Jesus, uma criança que nasceu humildemente envolto em palhas e panos, numa estrebaria, e veio ao mundo para salvar os homens do pecado. Essa é a forma mais tradicional de simbolizar o grande acontecimento que ficou gravado na historia da humanidade. Por isso que no Natal, o presépio é a principal imagem que deve ser colocada.

O que significa a palavra presépio?

 

 A palavra presépio significa, curral, estábulo “lugar onde fica o gado”. Os cristãos já comemoravam o nascimento do menino Jesus desde o século III, mas a tradição do presépio, como é hoje, originou-se no século XVI. Antes dessa data, o nascimento de Jesus era representado através de mosaicos no interior das igrejas e dos templos no século VI. Só no século seguinte que foi construída a primeira gruta no Ocidente, mais precisamente em Roma. Mas foi São Francisco que teve a ideia de esculpir imagens em barro para representar o nascimento de Jesus. Desde essa época os presépios começaram a fazer parte da decoração natalina.

O presépio não é apenas um enfeite de Natal Cristão, mas é a representação do que aconteceu há séculos para que a humanidade fosse salva dos seus pecados. Por isso que para os cristãos o presépio é tão importante, principalmente sabendo do real significado que ele tem. O presépio pode ser feito de palha, de barro, de plástico, enfim, do material que quiser que o seu significado será sempre o mesmo.

2 comentários:

  1. OI amiga!
    Tem selinho de Natal especial para vc no blog.Sua amizade e parceria neste ano foi um garnde presente.Que em 2013 possamos estar juntas com muita saúde, paz, amor e sucesso.
    Boas festas para vc e toda sua família.Bjos e até mais!
    Link para o selinho:
    http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/12/especial-de-natal-selinho-para-voce.html

    ResponderExcluir
  2. Feliz Natal!!Seja bem vindo ao Professores multiplicadores, em 2013 de muitas visitas e seguidores. Não deixe de fazer uma visita ao meu blog.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir