Quando
as crianças iam à escola, antes da última virada do século,
encontravam um lugar detestável, cheio de normas e regras. Eram
obrigadas a ficar sentadas em longas filas de carteiras e não podiam se
mexer sem permissão. Os materiais eram limitados e se aprendia como os
papagaios, repetindo com o professor até gravar a lição na cabeça.
Maria
Montessori foi a primeira mulher a se doutorar em medicina na Itália,
estabelecendo um precedente. Essa mesma inteligência e determinação a
levaram a transformar a sala de aula num lugar onde as crianças eram
tratadas como “pessoas” que queriam aprender e eram capazes de fazê-lo
no seu ritmo próprio. Maria Montessori foi trabalhar com crianças
excepcionais, na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma. Em 1907,
abriu a primeira casa para crianças normais em idade pré-escolar, onde
colocou em prática os métodos pesquisados com alunos deficientes. O
sucesso da primeira experiência fez com que a educadora, baseada em seu
livro, O Método da Pedagogia Científica, de 1909, abrisse outras
escolas. Foi uma verdadeira revolução na educação infantil. Considera o
aprendizado uma experiência individual que deve valorizar a capacidade
criativa do aluno. Ela deu à sala de aula a aparência que conhecemos
hoje: Tudo na sala de aula é voltado para esse objetivo: mesas e
cadeiras pequenas, pintadas em cores vivas, e material prático para o
ensino das disciplinas. Maria Montessori prezava também a chamada
“educação cósmica”, humanizante, e a auto-educação. Seu método é usado
como referência, até hoje, em escolas infantis do mundo todo.
A
Filosofia Montessoriana deve ser reconhecida por ser um começo, a
busca de respostas para a educação e a vida da criança. Partindo de
suas experiências e não das nossas, representa a base para a construção
da educação do futuro.
Considerando
as grandes possibilidades existentes na criança e a sua enorme
importância para a humanidade, Montessori passou a examiná-la mais de
perto, buscando um modo de contribuir para o seu desenvolvimento. Tinha
uma certeza: devia ser criada uma ciência prática para ajudar esta
capacidade potencial.
Missão
O
método Montessoriano tem por objetivo a educação da vontade e da
atenção, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser
utilizado, além de proporcionar a cooperação. A missão pedagógica de
Montessori é tirar proveito do desejo natural da criança de aprender,
com intervenção mínima do professor, alcançar metas, o trabalho
pedagógico é pensado para formar um cidadão capaz e competente e que
seja sujeito do mundo em que vive. O importante é SER, SABER, CONVIVER, E
SABER FAZER. Visando preparar os alunos para serem cidadãos atuantes,
agentes de transformação da sociedade, para torná-la mais justa e
solidária.
Tarefa
Atividades: realizadas de três formas, individual; em pequenos grupos de, em média, três alunos; e coletivos, com todos.
IMPORTANTE:
refletir
sobre o que se faz; aprender a partilhar; respeitar e ser respeitado;
ter prazer em aprender; apreciar boa música e literatura de qualidade;
estar a par da tecnologia da informática; desenvolver boa atitude de
estudante; agir com autonomia e trabalhar com solidariedade e parceria;
sensibilizar-se com uma obra de arte; conhecer os limites do próprio
corpo; fazer uso do raciocínio lógico e matemático.
A maior tarefa da Escola...
Constituir-se numa verdadeira ajuda à vida.
Processos
Os
princípios fundamentais do sistema Montessori são: a atividade, a
individualidade e a liberdade. enfatizando os aspectos biológicos, pois,
considerando que a vida é desenvolvimento, achava que era função de
educação favorecer esse desenvolvimento.
Os estímulos externos formam o espírito da criança, precisando portanto ser determinados.
Assim,
na sala de aula, a criança é livre para agir sobre os objetos sujeitos
a sua ação, mas estes já está preestabelecidos, como os conjuntos de
jogos e outros materiais desenvolvidos por Montessori.
- é agindo que a criança adquire conhecimentos.
-
através de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente
crescentes, a aprendizagem se estabelece com maiores possibilidades de
sucesso.
- a auto-confirmação imediata dos resultados do trabalho é garantia de uma aprendizagem eficiente.
- intervenções indevidas dos adultos comprometem a aprendizagem.
- cada aprendiz tem um ritmo próprio que deve ser rigorosamente respeitado.
- certos
comportamentos - particularmente o de observação - tornam
aprendizagens posteriores, possíveis ou mais fáceis de serem
adquiridas.
- certas aprendizagens podem ocorrer muito mais cedo que o habitualmente previsto.
- com
educadores e educandos desempenhando simultaneamente o papel de
observadores e participantes, num contexto de relações interpessoais
baseadas no respeito mútuo e confiança.
-
com atenção especial à educação social, dando orientações para a
inclusão de crianças de diferentes idades numa mesma classe. Uma
comunidade que se forma no exercício do equilíbrio entre a liberdade
individual e a necessidade do grupo.
Desta
forma, Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis
de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual,
mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis,
generosos, competentes, críticos e independentes. É uma verdadeira
revolução na educação infantil. Considera o aprendizado uma experiência
individual que deve valorizar a capacidade criativa do aluno.
Avaliação
Avaliação: não costuma ter provas. Quando há, a ficha de observação, preenchida pelos pedagogos, tem peso maior.
Conclusão
Também
conhecida como teoria da Escola-Nova, é desenvolvida por Maria
Montessori (1870-1952). Criada originalmente para crianças portadoras de
deficiências mentais, depois é estendida a todo tipo de aluno. Seu
método estimula a capacidade de iniciativa da criança para que, por
intermédio da auto-educação, ela alcance maior domínio sobre seu corpo e
sobre o meio em que vive. Nas aulas, são utilizados materiais
didáticos específicos para ativar as percepções sensoriais e motoras
dos estudantes. As tarefas do dia-a-dia fazem parte do currículo. As
crianças devem cuidar, por exemplo, da própria higiene e da limpeza da
sala de aula. Nas escolas montessorianas, as classes não são separadas
por faixa etária, mas pelo mas pelo estágio de desenvolvimento motor e
emocional dos alunos.
Para
Maria Montessori o conceito de educação está relacionado com o
conceito de criança: um ser capaz de crescer por si mesmo; um ser
diferente do adulto; um ser com necessidades próprias, original e
único; um ser que precisa de ajuda adequada e oportuna; um ser capaz de
aprender naturalmente.
O
método Montessori algumas vezes sofre críticas por ser muito
estruturado. Mas Maria Montessori costumava dizer: "Eu estudo minhas
crianças e elas me ensinaram a ensiná-las".
Quem foi Maria Montessori?
Nos
anos iniciais deste século, Maria Montessori dedicou-se à educação de
crianças excepcionais, que, graças à sua orientação, rivalizavam nos
exames de fim de ano com as crianças normais das escolas públicas de
Roma. Esse fato levou Maria Montessori a analisar os métodos de ensino
da época e a propor mudanças compatíveis com sua filosofia de educação.
Segundo
Maria Montessori, a criança tem necessidade de mover-se com liberdade
dentro de certos limites, desenvolvendo sua criatividade no
enfrentamento pessoal com experiências e materiais. Um desses materiais
era o chamado material das contas que, posteriormente, deu origem ao
conhecido Material Dourado Montessori.
O Material Dourado Montessori
O
Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o
ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos
métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os
algoritmos).
No
ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a
partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que
fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas
abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão.
Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável
desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.
Fonte: http://nazare1966.blogspot.com.br/2011/03/baixar-filme-maria-montessori-uma-vida.html
Razão de ser.
ResponderExcluirTudo que existe tem razão de ser.
Parta deste princípio: se Deus permite que tal coisa exista é por que há razão para isso.
Nunca se oponha a essa razão.
Procure compreendê-la e aceita-la.
Até o que aparece um mal pode ser um bem.
Uma divina e profunda sabedoria dirige tudo.
Nada se dá ao acaso, mesmo as menores ocorrências.
Acredite firmemente nisso.
Mais ainda: veja nessa sabedoria um fim justo e bom.
Ela é amorosa.
Quer única e exclusivamente o seu bem.
Ame-a. Respeite-a.
Só um amor maior entende a intimidade da vida
Bom dia,fiquei encantado com o belo tyrabalho.
ResponderExcluirRealmente emocionante.
Um abraço
Sinval
Olá multiplicadora Gracilene, receba um convite especial para conhecer os novos blogs/multiplicadores do mês de agosto/12, conforme as regras.
ResponderExcluirAproveite a visita para ler as novas páginas, pode ser interessante à parceria.
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Fiquemos na Paz de Deus e até breve.