Seguidores

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

**ARTE E A PSICOPEDAGOGIA **



ARTE E A PSICOPEDAGOGIA 



Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
A ARTE ENVOLVE:
·        Experiência de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais  e técnicas, a relação entre perceber,  imaginar e realizar um trabalho de arte.
  •  A experiência de fluir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa. A experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.

Para a psicopedagogia, a arte vai além...  Ultrapassa barreiras... Constrói caminhos... transforma ações e atitudes... A intervenção psicopedagógico implica em descobrir o motivo do não aprender e assim, possa oferecer recursos para o processo de aprendizagem.
Arte segundo (Aurélio): capacidade que tem o homem de por em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria.
Trabalhar com as diferentes modalidades da arte permite conectar os mundos internos e externos do indivíduo, utilizando recursos expressivos do universo da arte para contribuir com os diagnósticos e intervenção em diferentes transtornos de aprendizagem.
Possibilitando a percorrer por novas avenidas do conhecimento e assim a construção do conhecimento em diferentes áreas, cognitivas, afetivas e sociais...

Gracilene Vasconcelos


2 comentários:

  1. Olá Multiplicadora, nossa visita é para agradecer pela divulgação que você está fazendo do “Educadores Multiplicadores”.

    Em breve (quando chegarmos a 50 blogs Multiplicadores), criaremos uma forma de colocar todos os blogs já cadastrados novamente ao topo das postagens (novidade), e este cantinho poderá estar incluso. Isto se ele também não aparecer no Top Caneta do mês, quem sabe!

    Muito obrigado por multiplicar os Educadores Multiplicadores (os blogs de lá).

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

    Abraços, fique na Paz de Deus e até breve.

    ResponderExcluir
  2. muito bom !!!!!adorei evoluir meus conhecimentos com relação ao poder q arte tem t em poder melhorar o nível de desnvolvimento do ser c algumas dificuldades.

    ResponderExcluir