ARTE E A PSICOPEDAGOGIA
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:
A ARTE ENVOLVE:
·
Experiência
de fazer formas artísticas e tudo que entra em jogo nessa ação criadora:
recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a
relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
- A experiência de fluir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perspectivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa. A experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento onde importam dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos e princípios formais que constituem a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
Para a psicopedagogia, a arte vai além... Ultrapassa barreiras... Constrói caminhos... transforma
ações e atitudes... A intervenção psicopedagógico implica em descobrir o motivo do não aprender e assim, possa oferecer recursos para o processo de aprendizagem.
Arte segundo (Aurélio): capacidade que tem o homem de
por em prática uma ideia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria.
Trabalhar com as diferentes modalidades da arte permite
conectar os mundos internos e externos do indivíduo, utilizando recursos
expressivos do universo da arte para contribuir com os diagnósticos e
intervenção em diferentes transtornos de aprendizagem.
Possibilitando a percorrer por novas avenidas do
conhecimento e assim a construção do conhecimento em diferentes áreas,
cognitivas, afetivas e sociais...
Gracilene Vasconcelos
muito bom !!!!!adorei evoluir meus conhecimentos com relação ao poder q arte tem t em poder melhorar o nível de desnvolvimento do ser c algumas dificuldades.
ResponderExcluir