Convite
à reflexão
Um
olhar psicopedagógico!
Convido você a se deleitar do poema de Chico Buarque: Ciranda
da Bailarina.
Ciranda da Bailarina
Procurando
bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem
Futucando
bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem
Não livra
ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando
bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
O padre
também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho*
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho*
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando
bem
Todo mundo tem...
Todo mundo tem...
Agora
vamos refletir o qual vou iniciar com alguns questionamentos.
Quem
realmente apresenta problemas de aprendizagens em uma sala de aula?
Como
posso pensar apontar ou identificar sem estigmatizar o aluno?
Como
posso não negligenciar este aluno que apresenta dificuldades ou transtornos
específicos de aprendizagem?
Como posso
não generalizar nem banalizar a não aprendizagem?
Convido
você psicopedagogo, pedagogo, profissional da educação para refletirmos sobre nossas práticas e
olhar os nossos aprendiz com um olhar
especial, não este olhar que ver apenas problemas, dificuldades em nosso
aprendiz. Será “que nossos olhos estão voltados para o objeto principal da
educação que é a “Aprendizagem” ou estamos fingindo que: “ Ensinamos e os alunos fingindo que aprendem.”...
Como deixou registrado em seu legado o Mestre Paulo Freire. No poema de Chico
Buarque se todo mundo tem pereba, até
que ponto enquanto profissional estou fazendo para sarar as perebas do meu
aprendiz ou estou provocando outras muitas vezes bem maiores e difícil de
curar?
Gracilene Vasconcelos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário