Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2015

DAE / Dossiê de Avaliação Evolutiva.

 Agora em Santa Cruz do Capibaribe Espaço Psicopedagógico do Neuroaprendiz. Realizamos intervenções e assessorias no desenvolvimento do aprendiz. Estamos aplicando o DAE- Dossiê de Avaliação Evolutiva.
O Dossiê de Avaliação Evolutiva (DAE) é um instrumento de registro de observação que abrange, através de 4.198 itens, 10 áreas de desempenho permitindo de maneira eficiente o acompanhamento do desenvolvimento global e contínuo da pessoa especial.
Autorizada e capacitada pelo Instituto Indianópolis .

 Gracilene Vasconcelos. Pedagoga, Psicopedagoga Clínica, Institucional e Neuropsicopedagoga.
Atendemos: crianças, adolescentes e adultos.
Santa Cruz do Capibaribe- PE- 81 92536403 -97442737

CAIXA DE AREIA E MINIATURAS: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.



CAIXA DE AREIA E MINIATURAS: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO.

A caixa de areia e as miniaturas é uma atividade lúdica que permite desenvolver e estimular a criatividade, o pensamento, o sentimento da criança, do jovem ou do adulto. Uma atividade de construção e produção de significados. É um instrumento de aprendizagem e os cenários são uma projeção de desejos, pensar, agir, sentir, imaginar e se tornar um sujeito de seu pensamento , do seu universos e dono das suas ações. O jogo mobiliza o sujeito para um desenvolvimento pessoal, cognitivo e social. Podendo ser mais um instrumento psicopedagógico, possibilitando trabalhar o imaginário, o lúdico, o inconsciente, desejos e inquietações que interferem no sistema de aprendizagem do aprendiz. Também como projeto de aprender agindo e intervindo na diferentes áreas do conhecimento.
Utilizar a caixa de areia com miniaturas na intervenção com alunos com dificuldades de aprendizagem.
Objetivos: Desenvolver o potencial criativo, trabalhar sentimentos, comunicação, expressão e a linguagem verbal e não verbal.
Atividades: Manipular, desenhar, escrever, criar cenários na areia e construir histórias.
A descoberta, o prazer, a construção a diversidades do material concreto é de uma riqueza tamanha na parceria como instrumento no processo de aprender a prender. Podemos afirmar que caixa de areia e as miniaturas é a arte de criar e recriar, construindo conhecimentos através do lúdico. Encanta desde as crianças aos adultos, não apenas pela beleza da multiplicidade do material, mas principalmente pelo que ele provoca no aprendiz, que vai desde surpresa, alegria, prazer, descobertas, construção do conhecimento, transformação e principalmente a capacidade de interagir de forma lúdica fazendo uma ponte entre o imaginário e o real.
Gracilene Vasconcelos.
Fotos: Minha neta de 4 anos na caixa de areia.

A CAIXA DE AREIA E AS MINIATURAS NAS AVALIAÇÕES E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.





TODAS AS FOTOS SÃO TRABALHOS DE APRENDIZES EM MEU ESPAÇO.

A intervenção psicopedagógico tem por objetivo encontrar caminhos que permita a superação das dificuldades de aprendizagem, esses caminhos devem ser percorridos de forma que provoque no indivíduo o prazer de aprender a aprender.
Alicerçados na “Epistemologia Convergente de Jorge Visca” o objetivo mobiliza o aprendiz a utilizar processos meta-cognitivos que propiciarão transformações no processo aprendizagem".
A caixa de areia com miniaturas pode ser usada como ferramenta para diagnosticar como também na intervenção permitindo ao aprendiz construir o mundo imaginário e em correlação com o seu mundo real apresentar diferentes contextos observáveis aos olhos do psicopedagogo que deve ser nesse momento um observador acompanhando e registrando as ações do aprendiz, intervindo apenas quando solicitado e essa deve ser de forma que permita ao aprendiz encontrar suas respostas e seus caminhos no processo de construção. O aprendiz é convidado a escolher as miniaturas e construir uma cena na caixa de areia ao o psicopedagogo deve observar todos os passos do aprendiz durante a construção quando este terminar o cenário faz-se as intervenções e as interpretações do que fora construído, fazendo as ligações entre os cenários e os relatos do aprendiz sobre a cena, suas ações, escolha das miniaturas... Com os fatos reais da vida do sujeito. Lembrando que sua avaliação deve estar em consonância com seus objetivos quando proposto as atividades.
A intervenção de pesquisa deve ocorrer ao termino da construção da cena, que deve ser de domínio cognitivo, afetivo e funcional e concluindo com a construção de uma história que tem o psicopedagogo como escritor caso o aprendiz apresentar dificuldade ou não para escrever.
A caixa de areia e as miniaturas é uma técnica que utiliza objetos, animais, seres diversos, pessoas, transportes, entre outros com os quais permite ao aprendiz criar e recriar histórias em diferentes cenários.
Podemos concluir que a caixa de areia e miniaturas é um rico material para avaliação diagnóstica e intervenção ao aluno com dificuldades de aprendizagem. Permitindo também acalmar e enriquecer o cabedal teórico do aprendiz, proporcionado prazer de aprender através do lúdico, superando dificuldades. Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicológica, psicologia, educação e pedagogia. O psicopedagogo deve oferecer ferramentas para ajudar o aprendiz a superar suas dificuldades de aprendizagem.
O jogo de areia e miniaturas pode ser uma ferramenta utilizada na avaliação diagnóstica quanto na intervenção psicopedagógica ou como material disparador no processo de superação das dificuldades de aprendizagem.
Gracilene Vasconcelos Vasconcelos. Pedagoga, psicopedagoga Clínica, Institucional e Neuropsicopedagoga.

DISLEXIA