Seguidores

segunda-feira, 22 de abril de 2013

DIA DA TERRA!

Google Doodles Comemora Dia da Terra 2013. História A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente. Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicar-los. O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulara por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas. O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos na naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local. “A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser…” Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra. Este dia não é reconhecido pela ONU. Alguns dados importantes sobre o Planeta Terra - Diâmetro equatorial: 12.756,27249 km - Inclinação axial: 23,45° - Composição em massa: 34,6% de Ferro; 29,5% de Oxigênio; 15,2% de Silício; 12,7% de Magnésio; 2,4% de Níquel; 1,9% de Enxofre; 0,05% de Titânio. - Período de rotação: 23h 56m e 4,09966s (sideral). - Área total da Terra: aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados - 361 milhões de km2 de água - 149 milhões de km2 de terra. - Atmosfera: 78 % de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. Encontram-se também vestígios de água e dióxido de carbono (gás carbônico). - Temperatura no interior do Planeta: aproximadamente 5000° C. - Temperatura na superfície: mínima de –88° C, média de 9° C e máxima de 60° C. - Satélite natural da Terra: Lua Você sabia? - Comemora-se em 22 de abril o Dia do Planeta Terra. 2008 – Ano Internacional do Planeta Terra A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou e, 2008, foi o Ano Internacional do Planeta Terra. Com isso, a ONU chamou a atenção da população mundial para a necessidade de preservação dos recursos naturais de nosso planeta e busca de um desenvolvimento sustentável. Numa época em que o aquecimento global torna-se uma grande ameaça para o clima, esta decisão da ONU foi acertada. O tema foi discutido em assembléias de organizações e governos e também penetrou nas casas, escolas, fábricas, etc. Afinal, todos somos um pouco responsáveis pelo perfeito funcionamento de nosso planeta.

sábado, 6 de abril de 2013

OFICINA DE JOGOS PEDAGÓGICOS “CRIAR E RECRIAR”














ESPAÇO RECRIAR

Momentos da ofcina.

OFICINA DE JOGOS PEDAGÓGICOS
“CRIAR E RECRIAR”

A SUCATA COMO RECURSO PEDAGÓGICO.

Conteúdos:
Possibilidades de exploração;
Sugestões e confecções de jogos;
Como trabalhar com os jogos como recursos didáticos.

Foram momentos de construção, troca  de conhecimentos e de descontração...































Agradecemos aos participantes!





Jogos** casa de boneca.

CASA DE BONECAS




  A casa confecção minha. Gracilene Vasconcelos.

ESTIMULA
Pensamento;
Criatividade;
Representação;
Dramatização com bonecas;
Nomeação de objetos;
Brincadeiras de faz de conta.

Fonte: Nylse Helena Cunha.